TOP 5 motivos pra fazer coleta seletiva

TOP 5 motivos pra fazer coleta seletiva

Publicado em:
29/7/2021
No items found.

E se você ainda não separa o lixo por aí, saiba que você é agente imprescindível nessa jornada de pós-consumo responsável. Pra te dar uma força, listamos 5 motivos pra você embarcar nessa atividade de cidadania: a coleta seletiva do seu lixo.

A coleta seletiva é um direito básico da gente, mas pouco garantido pelas políticas públicas no geral. O Brasil tem uma taxa de reciclagem que parece piada: 3% dos resíduos dos brasileiros são reciclados. A coleta é um dos passos mais importantes quando falamos sobre nossos impactos no planeta e nossa autorresponsabilidade como cidadãos do mundo. A maioria das cidades no Brasil não tem coleta pela falta de demanda dos cidadãos e pela falta de cobrança do serviço. Você faz parte desse cenário. 

E se não tiver mesmo coleta seletiva? A Fe Cortez fez um vídeo super completo sobre esse assunto, indicando caminhos e, claro o aplicativo mais amado desse Brasil da sustentabilidade: o Cataki. Dá um play:

Você sabe se tem coleta na sua cidade? Muita gente diz que não, mas sequer se informou sobre o assunto. No Rio, por exemplo, muita gente escreve pro movimento falando sobre a falta do serviço, mas é uma das cidades mais contempladas pela coleta seletiva. Como saber? Basta entrar em contato pelo telefone ou pelo site da companhia de limpeza urbana da sua cidade e se informar.

A gente quer te contar os benefícios da coleta e quais são as medidas que você pode, e deve, tomar pra que ela seja garantida. O Menos 1 Lixo luta pelo empoderamento dos cidadãos e você também precisa fazer a sua parte: desde a separação do lixo na sua casa, no condomínio, no seu trabalho e nos espaços públicos, até a cobrança das autoridades pra que ela seja concluída. Participar da coleta seletiva da sua cidade traz benefícios pra saúde da gente, de toda a sociedade e do planeta. Vamos? ‍

TOP 5 motivos pra fazer coleta seletiva

1. Menos extração de novos recursos naturais

Quando separamos o lixo, evitamos que parte do nosso resíduo seja destinada aos aterros e garantimos a reciclagem e a reutilização, preservando a extração de novos recursos naturais.

2. Menos contaminação

O lixo descartado de forma incorreta contamina o solo, os lençóis freáticos, o ar, os rios... 

3. Mais saúde

Garantir a reciclagem do nosso lixo evita que eles acabem em lixões, diminuindo a proliferação de bactérias e propagação de mais doenças. 

4. Mais empregos e mais dinheiro

Reciclar traz benefícios econômicos também: menos gastos com a limpeza urbana, com a saúde pública, com o controle da poluição dos solos, rios e ar, além de economia na não construção de novos aterros sanitários. A reciclagem também é responsável pela geração de empregos, né? Um combo bem legal :)

5. Educação

Os centros de reciclagem e triagem são um espaço incrível de educação ambiental de crianças e formação de novos profissionais.

A gente vive conversando por aí sobre as melhorias socioambientais que desejamos pro nosso mundo. Que tal começar pela coleta seletiva? Ela é, definitivamente, um dos primeiros e mais importantes passos pra uma rotina mais alinhada com o meio ambiente, com o planeta e com a saúde de todos nós. Vamos juntos?

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.