Oscar do Menos 1 Lixo

Oscar do Menos 1 Lixo

Publicado em:
28/1/2020
No items found.

O Oscar é ainda a premiação mais esperada pra quem curte cinema. É uma premiação que não acompanha com a agilidade que poderia os avanços da sociedade, mas a gente ainda curte assistir naquele domingão à noite as tendências pro cinema hollywoodiano. Só pra você ter uma ideia, até hoje, nenhuma mulher foi nomeada na categoria de Melhor Direção, por exemplo. Os membros da Academia - os que votam nas categorias - são em uma massacrante maioria - 91% - brancos, 76% homens e 86% têm mais de 50 anos. Então, se não existe diversidade na galera que é responsável pela premiação, é fácil entender porque isso não se reflete nas categorias. E também por isso, o meio ambiente e a sustentabilidade não ganham espaço no Oscar. Ainda que seja um tema que ganha terreno por aí, não existe nenhum filmezinho sobre emergência climática ou regeneração do planeta na edição de 2020. 

É claro que o meio ambiente tá presente em todos os temas e é por isso que convidamos a super Lully pra falar sobre isso. Ela escolheu 3 filmes que concorrem esse ano e fez um link incrível dos enredos com o propósito de mudar o mundo. Dá um play que essa colab é puro orgulho:

E pensando nisso, decidimos montar um Oscar do Menos 1 Lixo, mais simples e objetivo, mas com muito conteúdo e ativismo. Selecionamos os vencedores de 5 categorias pra brilharem no tapete que a gente tem casa mesmo. Vamos aos premiados?


And the Oscar goes to...


Categoria Produtor Orgânico

Lenny Kravitz

O músico nova iorquino Lenny Kravitz comprou uma fazenda no interior do Rio de Janeiro, em Duas Barras, que ele mesmo decorou pra viver uma vida mais alinhada com a natureza. Lá, ele cultiva uma plantação de orgânicos maravilhosa e disse que a simplicidade de se alimentar da própria terra é a pura conexão com a natureza. 


Categoria Moda sustentável

Meryl Streep

A musa das telinhas Meryl Streep dá show quando a gente fala de moda consciente. Ela arrasou quando apareceu em uma premiação com o mesmo vestido em 2009 de um evento em que apareceu em 1989. Mas ela faz isso com frequência e é fácil observar a nossa musa do O Diabo Veste Prada repetindo roupinha por aí. A gente ama e celebra, já que repetir roupa é maravilhoso :)

Categoria Atitude Coerente

Chris Martin


O vocalista do Coldplay anunciou no ano passado que suspenderá suas turnês até que elas se tornassem mais sustentáveis. Ele disse que esse hiato pode durar até dois anos, já que eles estão estudando muito pra viabilizar essa proposta. O sonho é entender como ser sustentável e rodar o mundo com os show do novo disco - voando de maneira ambientalmente amigável, por exemplo - mas não ter nenhum plástico descartável e investir em energia solar já é um super passo pra eles. A gente super torce pra dar certo e esse modelo viralizar entre os artistas do planeta.  


Categoria Ativista Ambiental

Jane Fonda


Musa dos nossos corações, a Jane Fonda (81 anos!) foi presa quatro vezes em 2019 por protestar pelas mudanças climáticas nos EUA. Inspirada na Greta, toda sexta-feira ela vai até o Congresso vestindo um casaco vermelho, a última peça de roupa que comprou na vida. O amor entre Jane e o ativismo não é de hoje e ela declarou no final do ano passado que só nos resta apelar pra desobediência civil, até que alguém efetivamente faça alguma coisa pra frear o aquecimento global. E é por isso que ela ganha nosso Oscar na categoria Ativista Ambiental com muito orgulho! Girl Power purinho :)

Categoria SuperTrunfo

Leo DiCaprio

Se na Academia de Hollywood ele é piada porque não recebe estatuetas, aqui Leo DiCaprio é destaque! Desde 1998 ele se envolve com preservação e regeneração do planeta. Ele criou uma fundação pra proteger espaços intocados pelo homem no planeta. Também foi responsável por apoiar projetos que evitam que espécies ameaçadas em extinção efetivamente sejam extintas. Além de outros projetos que ajudam a restaurar o equilíbrio de ecossistemas ameaçados. Ele luta pelos direitos das comunidades indígenas e pelos oceanos. Em 2004, foi convidado pela ONU pra ser o mensageiro da paz da organização no que diz respeito às mudanças climáticas.

O rapaz conseguiu que o primeiro-ministro da Tailândia se comprometesse a reduzir o comércio de marfim, garantiu a doação de 32 milhões de reais para projetos de conservação marinha e investiu em outros que preservassem a floresta de Sumatra, na Indonésia, hoje o único espaço em que orangotangos, tigres selvagens e elefantes coabitam no planeta.

A lista de suspiros pelo ativismo do DiCaprio é gigantesca, vale se informar e garantir a carteirinha de fã #1, como a gente por aqui.

Esse foi nosso Oscar do Menos 1 Lixo, simples e rapidinho, só pra gente descontrair e celebrar os muitos influenciadores que lutam por um mundo com menos lixo e mais regeneração. Conta pra gente quais celebridades tocam seu coração quando falamos em meio ambiente?

banner vlog youtube lei da sacolinha
Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos juntas!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.