O que fica depois do julho sem plástico?

O que fica depois do julho sem plástico?

Publicado em:
1/8/2018
No items found.

Julho marcou um lindo e importante movimento da nossa causa: o #plasticfreejuly, ou o que nós chamamos por aqui de: #julhosemplástico.

A ideia é mobilizar todo mundo a não consumir plásticos durante o mês e provar que é possível a mudança nos pequenos hábitos, em uma espécie de test drive. Claro que o movimento aposta que, depois que a galera percebe como é simples recusar os plásticos descartáveis em vários momentos do mês, isso vire rotina. No instagram do @menos1lixo, a gente postou todos os dias do mês uma dica pra não ter desculpa de não saber como acompanhar o #julhosemplástico.

Depois de 30 dias transformadores, decidimos fazer um top 5 por aqui, do que fez mais sucesso até agora. Afinal, consumir orgânicos está extremamente conectado à nossa rotina e à nossa forma de ver (e viver) o mundo.

DICA 1

Nós já falamos sobre essa dica aqui no Clube, mas ela é sempre preciosa: não consuma legumes e frutas do mercado embaladas em plástico ou isopor. Essa dica também vale pra aquela banana ou maçã que você leva pro lanche, sabe? Não precisa embalar em plástico! Pode levar em uma sacolinha de pano ou deixar que a casca faz o trabalho dela bem direitinho (ela embala :).

DICA 2

Se você está por aqui é porque adora consumir frutas, legumes e hortaliças, acertamos? Essa dica então é uma regra: COMPOSTE! Mais de 50% do lixo da nossa casa é orgânico, o que significa que ele pode virar um fertilizante poderoso e não ir para os lixões e aterros sanitários. Essa mudança é simples demais de ser posta em prática e impacta profundamente o meio ambiente. No Rio, existe um serviço incrível que faz tudo por você, é só separar o que pode compostar, o Ciclo Orgânico. Mas se você quer fazer em casa, também é super tranquilo: a gente tem um vídeo completo sobre compostagem em casa.

DICA 3

A dica mais simples e boba de todas é: carregue um jogo de talheres com você. Não custa nem um real, é só separar uma faca, uma colher e um garfo, colocar em uma bolsinha e voi lá! Deixa na mochila, na bolsa, no trabalho. Até pra comer aquela frutinha que você levou de lanche, lembra? É um super coringa e a gente usa demais. Nem um talher descartável precisa ser consumido.

Faz bem pra sua saúde e pra do planeta também.

DICA 4

Se desafie a ficar 1 mês sem usar plástico filme em nada na sua cozinha! Nem em frutas, legumes, a sobra do jantar, nada! Existem várias alternativas, entre elas, usar potes com tampa ou um prato em cima de um bowl. Também existem as opções naturais de substituição do plástico filme. A Fe Cortez fez um vídeo bem completo sobre essa dica aqui.

DICA 5

Mas a dica que mais bombou até agora foi a substituição das escovas de dente de plástico pelas de bambu. Uma mudança muito simples e capaz de revolucionar a nossa relação com o plástico. A escova de bambu com cerdas de carvão vegetal podem ser compostadas, ou seja, viram adubo quando você precisar trocar. Não é incrível? E são super macias. Se você não quiser compostar, também rola de colocar a escova no canteiro de plantinhas da sua casa e escrever o nome da hortaliça, pra decorar.

Bora tentar? Escolha um item e se desafiar a mudar esse hábito durante 1 mês: e não precisa ser somente em julho, não. Toda hora é hora de fazer a diferença, basta começar! A gente promete que vai revolucionar o seu modo de pensar. Vamos juntxs?

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.