O que a TAG - Experiências Literárias tem a ver com o Menos 1 Lixo?

O que a TAG - Experiências Literárias tem a ver com o Menos 1 Lixo?

Publicado em:
27/8/2018
No items found.

Nós amamos unir literatura e sustentabilidade e valorizamos muito as nossas parcerias. A TAG - Experiências Literárias é a mais recente delas. Você já conhece o projeto? A TAG é um clube de assinatura de livros que dispõe de duas modalidades: Curadoria e Inéditos. O primeiro é um kit com título recomendado por algumx grande escritorx convidadx e o segundo adianta o lançamento de best-sellers internacionais ainda inéditos por aqui. As caixinhas sempre vêm com outros presentinhos bacanas, como marcadores de página, mimos e posters. Hoje já são mais de 35 mil associados espalhados por 1500 cidades do Brasil.

Achamos super interessante conversar com eles sobre sustentabilidade. A TAG encomendou alguns copinhos para presentear assinantes que renovarem o plano anual. E é claro que aproveitamos a oportunidade linda pra conversar um pouco sobre o casamento entre literatura e o meio ambiente.


Qual foi a motivação para parceria com o Menos 1 Lixo?

A galera da TAG entende como motivação toda a relação do clube com os associados, que é baseada em surpresas e significados. Da chegada da caixinha, passando pela descoberta do título até o próprio mimo que compõe o kit, tudo é pensado do ponto de vista da experiência do assinante com a TAG. Os leitores estão "acostumados" a serem surpreendidos e, por isso, a galera busca superar expectativas todos os meses.


Como a TAG enxerga a sustentabilidade conectada com a literatura?

A TAG acredita que sustentabilidade vai além de zerar o uso de recursos, mas fazer uso deles com propósito e responsabilidade. Nós também :) Olha que bacana, a TAG procura trabalhar com fornecedores que investem em tecnologias sustentáveis, como máquinas sem uso de álcool, tinta a base de soja, chapas sem processamento químico e papéis certificados FSC, um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido. Esse sistema garante que os produtos vêm de bom manejo florestal. Eles também trabalham a quantidade necessária de kits para demanda e devolvem as caixas excedentes ao fornecedor para que a reciclagem seja feita. Além do envio do estoque para reaproveitamento e o incentivo para que os associados reutilizem as suas caixinhas para soluções simples do dia a dia (como organizadores de gavetas, camas pros gatinhos, porta-objetos, etc). Também rola um projeto de doação de livros para escolas, bibliotecas e outras iniciativas que compartilham da filosofia da TAG.


Existe uma política de embalagem lixo zero dos kits?

A TAG evita o uso de plástico na composição dos kits, usando prioritariamente papel. Eles contaram, e isso é muito legal, que os próprios associados cobram do clube de assinaturas o banimento do plástico, garantindo que só usaram esse tipo de embalagem quando foi extremamente importante pelo acabamento ou detalhe do livro, mas que isso é bastante raro por lá.

No dia a dia da empresa, eles não usam copos plásticos descartáveis, usam pouquíssimo papel (quase todo o processo é digital) e são parceiros do ReCiclo, um projeto de coleta de resíduos orgânicos pela compostagem. Eles contaram que vários funcionários já optam pela bike para irem trabalhar.

E ficamos muito felizes da TAG apostar no nosso agente de transformação como capaz de superar essa expectativa tão especial dos associados.


Menos 1 Lixo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.