8 Formas de reaproveitamento de água

8 Formas de reaproveitamento de água

Publicado em:
22/3/2016
No items found.

Quem tá acompanhando a nossa semana especial, já sabe que apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Viu também que normalmente o brasileiro consome em apenas um dia, bens e serviços que totalizam 5,559 mil litros de água - sim, essa costuma ser nossa pegada hídrica diária. Tudo isso deixa claro que reduzir, viver com menos e repensar um bom uso, é fundamental. Mas muitos dos nossos hábitos exigem o uso de água e aí, entra a segunda melhor opção (a primeira é reduzir): reaproveitar! Então anota aí as 8 formas de reaproveitar água na casa toda! 1. Casa -  Nós já falamos dessa opção aqui, mas vale relembrar. Hoje em dia um encanamento inteligente pensado para captação de água da chuva, é algo consideravelmente acessível.  E quando você olha a vantagem disso para o planeta, parece um gesto ainda mais justo! Já contei aqui que na casa de Maricá (sim, o lugar citado carinhosamente pelo prefeito do Rio) é assim, lembram? E aí você pode utilizar a água pra limpeza da casa, pra descarga, pra regar as plantinhas, etc. Caso não tenha esse encanamento e não vá rolar por agora, posicione baldes e bacias em dias de chuva e depois mantenha tudo tampado e próprio para uso.

2. No banheiro - A dica é deixar um balde no box e sempre que você for tomar banho a água que ia para o ralo, vai pra ele. Aí é só reaproveitar para a descarga e ser feliz. Manter a torneira fechada quando não estiver usando e fechar o chuveiro para se ensaboar, não precisa ser dito, né? Isso é sobre reduzir e a gente já sabe que é a melhor opção. Ah, enquanto a água do banheiro esquenta, encha o balde! :)  

3. Na Copa (ou cozinha) - Essa é praxe! A máquina de lavar é um dos aparelhos domésticos que mais gasta água, e ela também pode ser reaproveitada. É só direcionar a mangueira para algum recipiente e pronto! Tudo que semanalmente iria ralo abaixo, pode servir pra limpar a garagem, lavagem de carros, calçadas, quintais, e por aí vai. Vale lembrar sobre deixar acumular um pouquinho mais de roupa, pra economizar energia. ;)

4. Ainda na Copa (ou cozinha)-  Lave separadamente as roupas com manchas ou muito sujas. Assim você pode acumular mais peças pouco sujas e lavar no modo rápido. Elas podem ser lavadas com menos água e com um ciclo um pouco menor, não o completo da máquina.

5. Varanda e garagem - Essa realmente não é uma dica sobre reaproveitar, mas sobre reduzir. Ainda nos dias atuais, muitas pessoas lavam a garagem ou a varanda e usam a mangueira para varrer. O famoso "varrer com água". Já demos várias dicas aqui de como reaproveitar esse recurso de outras situações para a limpeza desses locais, mas, é bom deixar claro que não se varre nada com água. Por favor! Não dá pra desperdiçar só por já está sendo reaproveitado.

6. Na cozinha - utilizando menos água no preparo, você aproveita melhor os nutrientes dos alimentos. E em alguns casos, a água pode até ser usada novamente. Se você cozinhou legumes e sobrou água, reutilize-a para fazer sopas, ou espere que ela esfrie e regue as plantas.

7. Ainda na cozinha -   Na hora de descongelar a geladeira ou o congelador, remova as placas de gelo e reutilize sua água para regar as plantas e o jardim. Já quando você comprar um saco de gelo, use-o com inteligência: não o deixe derretendo no tanque ou no chão, ponha-o dentro de um balde, para depois reutilizar a água que derreter.

8. Quarto ou sala - Ar condicionado. Infelizmente por conta das mudanças na temperatura, tá aí um eletrodoméstico muitas vezes utilizado diariamente e o dia inteiro. A conta de luz aumenta e a quantidade de água que sai do aparelho de gota em gota pode encher baldes e em questão de minutos. Essa água pode sim ir para a limpeza de casa, do prédio, da fachada. Sugestão: Já pensou em sugerir um reservatório ou algo do tipo para o edifício, a vila, a comunidade? Boa parte da água normalmente é reaproveitada para limpeza e plantas, quando não por você, pelo amigo, família, vizinho. Para uma horta urbana, talvez? De início, pode parecer trabalhoso. Mas o resultado é para nós, para o planeta, para o coletivo. Anoutou tudo? Pois você deve saber: a vida é melhor em rede e cuidar dos nossos recursos é responsabilidade de todos! ;)

Fonte: Instituto Akatu

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.