Empoderamento feminino e o Armário Cápsula

7/3/2018

Você já pensou como o empoderamento feminino e o Armário Cápsula tem tudo a ver? No episódio da websérie dessa semana, a Fe Cortez entrevistou a Marina Colerato, fundadora de uma plataforma incrível sobre lifestyle, moda, feminismo e sustentabilidade, o Modefica.

 

O armário cápsula é, também, uma libertação de várias imposições da sociedade sobre como as mulheres devem se vestir. Além disso, foram as mulheres que tomaram a frente no debate da moda sustentável e as lideranças femininas no assunto são muitas!

É claro que como em todos os segmentos, a moda é muito desigual quando falamos de gênero, apesar da presença expressiva das moças no mercado, os cargos de chefia ficam ainda majoritariamente nas mãos dos homens. Pra você ter uma ideia, durante a São Paulo Fashion Week de 2016 (a maior semana de moda da América Latina), das 25 marcas, só 13 tinham mulheres como diretoras criativas, segundo o Modefica.  Falando em moda sustentável, não faltam vozes femininas quebrando tabus por aí. Orsola de Castro, fundadora e diretora do Fashion Revolution, Stella McCartney, musa da  moda sustentável e vegana, Livia Firth, um símbolo do Green Carpet Challenge, Eva Kruse, a presidente do maior fórum sobre moda sustentável do mundo, o Copenhagen Fashion Summit. Aqui no Brasil também não ficamos pra trás, com nomes de peso como a própria Marina Colerato, a Fernanda Simon, consultora de moda e sustentabilidade da UN Moda Sustentável e coordenadora do Fashion Revolution Brasil e, claro, a Fe Cortez, idealizadora do Menos 1 Lixo, Embaixadora da ONU Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos, trabalhou 10 anos com moda e trouxe, através do M1L, toda essa preocupação com a sustentabilidade na moda com o Desafio Armário Cápsula. Além disso, o Armário Cápsula foi pensado por uma mulher para as mulheres. Em 1985 a estilista norte-americana Donna Karan lançou uma coleção com 7 itens básicos que poderiam fazer do guarda-roupa de uma mulher muito mais funcional e que proporcionasse a sensação de que elas podem tudo.    

 Depois da Primeira Guerra Mundial, as mulheres ocuparam espaços que antes eram ocupados pelos homens, especialmente nas fábricas. Isso foi super importante e gerou muitas mudanças no mundo da moda, como o fim do espartilho! Ele dificultava o trabalho das meninas que precisavam de mais conforto pra produzir. Já parou pra pensar na libertação que foi não usar mais aquela peça pensada pra apertar o abdômen e a cintura?   Mas foi no período pós Segunda Guerra Mundial que as coisas realmente mudaram: a moda passou a ser pensada pelas mulheres, com reflexões sobre a feminilidade. Foi na década de 1950 que surgiu a diva e estrela Marilyn Monroe, que não seguia tendências e adaptava as peças de uma maneira que valorizasse o seu corpo, empoderamento a moda a seu favor.  

As reflexões sobre a moda e a feminilidade foram acontecendo e a silhueta passou a ser uma afirmação do comportamento feminino.  Sem mais prisões corporais, em 1965, um movimento inédito aconteceu: as vendas das calças foram muito maiores do que das saias!   Se você tá acompanhando o Desafio Armário Cápsula, sabe que uma das palavras-chaves desse movimento é a liberdade. A gente não precisa seguir as tendências, montar look do dia ou ter aquela peça que todo mundo tem pra se sentir bonita. A libertação de vestir o que quiser, ter um armário funcional pra sua vida e fazer tudo isso contribuindo positivamente pro planeta é um passo super importante pro empoderamento das mulheres. Tá esperando o que pra começar? O empoderamento feminino tá super conectado com a nossa identidade e com a nossa maneira de passar isso pro mundo através do que vestimos. Vamos ser livres?  

Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Principais tópicos
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntx!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.