Ecool: acessórios criativos pra um carnaval com menos lixo

Ecool: acessórios criativos pra um carnaval com menos lixo

Publicado em:
23/2/2017
No items found.

Quem acompanha o Movimento – e tá ansioso para os dias de festa \o/ - viu o vídeo da Fe Cortez com as dicas pra um look consciente no carnaval. Se você perdeu, confere aí embaixo! ;)

 

Pois bem, fomos atrás de Juliana Morais pra entender um pouco mais sobre as histórias da construção dos acessórios da Ecool – um trocadilho de “eco” por conta das peças sustentáveis e “cool”, pelo design divertido e diferente. Confira:

De onde surgiu a ideia da marca?

(Juliana Morais - fundadora da Ecool)

- Começou ainda na faculdade na época que eu estudava Design de Moda. Comecei a me aprofundar muito sobre moda sustentável devido ao meu projeto final que foi sobre o tema. A partir de pesquisas comecei a perceber que as pessoas ainda não tinham muita informação sobre o que é moda sustentável, e viam até com certo preconceito, achando que peças assim são feias e bregas. Pensando nisso, eu fiquei com muita vontade de fazer algo que fosse bom para o meio ambiente e que ao mesmo tempo desmitificasse essa visão, contrariando tudo que as pessoas acham sobre o sustentável. Assim nasceu a Ecool, em janeiro do ano passado (2016). Uma marca de acessórios eco friendly, sustentável, que celebra o slow fashion e o feito à mão, com um design cool, lúdico, diferente, divertido, chamando atenção por onde passa e resgatando a memória afetiva que temos com os brinquedos.

Como é o processo de produção?

- O nosso processo é muito especial e completamente ao contrário de uma marca de moda convencional, justamente por sermos sustentáveis. Primeiro nós recebemos doações de brinquedos que não passaram no teste de qualidade de fábricas, doações de pessoas físicas, doações de decoração ou compramos em antiguidades e bazares. Avaliamos o que recebemos e começamos a criar a partir deles, com tudo feito à mão. É nesse momento que a gente vê se vai ter grade de um mesmo acessório ou ele será único. O upcycling (reaproveitamento de produtos e materiais) é o nosso alicerce principal. Além de estar presente em nossas peças, ele vem na forma como o desenvolvemos, procurando sempre aproveitar as sobras em novas criações, tornando o ciclo fechado com descarte mínimo.

Quem busca os acessórios Ecool?

- As pessoas buscam exclusividade e acessórios diferentes que saiam do comum. Como vemos muita coisa igual por aí, o meu público é aquele que quer se diferenciar e chamar atenção por onde passa. Além disso, tem a questão afetiva com os brinquedos que fazem relembrar a infância e dão aos acessórios um toque mais especial.

Acessório pro ano todo

- Nós fazemos acessórios o ano todo e ele pode ser usado em qualquer lugar tanto para noite, festa, quanto também para o dia. Vai depender de como a pessoa quiser usá-lo. No período de carnaval nós fazemos uma linha especial de arranjos de cabeça para essa época (como os usados pela Fe no vídeo).

Ainda dá tempo de comprar para o carnaval? Como faz?

- Sim, ainda temos alguns acessórios disponíveis para compra. A venda de carnaval está sendo feita exclusivamente através do nosso Instagram (@sejaecool), outros acessórios é só entrar no site: www.sejaecool.com.br.

Expectativas para o carnaval porque ninguém é de ferro e a curiosidade tá aí!

- Eu amo carnaval, me preparo mesmo para a folia, adoro criar minhas fantasias (quase todas tem algo sustentável, como o reaproveitamento de peças e sobras de tecido) e fico super ansiosa. Já estou frequentando alguns blocos do pré e esse ano todo mundo está muito animado. Além de ser responsável pela Ecool, sou figurinista da banda Afrojazz e esse ano temos o Bloco do Afrojazz. Sou a porta estandarte e também faço a caracterização com pinturas corporais. Desfilamos no domingo e foi uma energia maravilhosa. Teremos mais apresentações no dia 26 no Circo Voador e dia 5 na praça Tiradentes. Fora isso já tenho meu cronograma de Blocos prontos, e devo acabar fugindo dos grandes e indo para os menores, mais desconhecidos, mas que ficam super animados.  

Vale saber: a Ju é figurinista e designer de moda, estudou Indumentária na UFRJ e Design de Moda no Senai Cetiqt. Conta com uma experiência de 8 anos no mercado de moda, já trabalhando no estilo e marketing de marcas como Cantão, Animale, 220 Conteúdo e Marketing e também como repórter do site HeloisaMarra.com. Além de ser uma fofa! <3

Fotografias: Divulgação Ecool

#MaisFoliaMenosLixo #FoliaSustentavel #Menos1Lixo #consumoconsciente #diy #green #lixozero #zerowaste #sustentabilidade #essencia #consciencia

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.