Diquinhas para economizar luz e se safar nessa crise

Diquinhas para economizar luz e se safar nessa crise

Publicado em:
27/1/2015
No items found.

A crise hídrica - a pior dos últimos 84 anos (!) - que muitos estados do Brasil estão enfrentando prenuncia um possível apagão no país. Por quê? A nossa maior parcela de energia é originária das hidroelétricas que são movidas por - surpresa - água. Logo, economizar energia é tão importante quanto refletir sobre o consumo da água.

Exatamente por isso, um dos maiores vilões da conta de luz da sua casa. Nós sabemos que deixar de usá-lo neste calor é simplesmente impensável, mas dá para diminuir seu gasto tomando alguns cuidados. O primeiro eles é na hora da compra: escolha a capacidade compatível com seu ambiente. Quanto mais BTU's, mais frio (e mais gasto de energia também!). Para ter uma ideia, um aparelho de 7.500 BTU gasta, ligado por 6h todos os dias do mês, 180 kWh, o equivalente a o que uma lâmpada gastaria durante 4 meses e meio sem ser apagada. Já o de 10.000 BTU, consome 240 kWh, 30% a mais.

Outros jeitos de economizar com o ar condicionado são: manter o filtro sempre limpo, portas e janelas bem fechadas, não bloquear a grade de ventilação e, mais importante, desligar o aparelho sempre que sair do ambiente.

Evite, também, banhos quentes entre 18h e 21h, horários de pico de consumo, o que atrapalha o fornecimento de energia. E nem pense em adaptar resistências caso venham a queimar! Este conserto doméstico pode aumentar seu consumo ou até mesmo causar acidentes durante o banho.


Pode parecer que não, mas eles continuam gastando luz mesmo depois de 100% carregados. Evite, por exemplo, que seu smartphone fique carregando durante a noite inteira.

Não coloque também roupas para secar na parte de trás, elas irão esquentar o motor do eletrodoméstico.

Ao viajar por muito tempo, procure esvaziar sua geladeira e desligá-la da tomada. E não esqueça de manter a borracha de vedação em bom estado! Se ela sair com facilidade, hora de substituir a borrachinha!

Ah, aquela máxima que estamos usando para quase tudo em termos de economia também vale aqui: desligue da tomada sempre que não estiver usando.

Se você e mais alguém dentro de casa estiverem vendo o mesmo programa na TV, por que não confraternizar? Assim vocês cortam o gasto de energia pela metade - da tv e da ventilação ;). Procure também não deixar aparelhos de som e videogames em stand by e, sempre que possível, desconecte-os da energia.

Muito importante: ao comprar lâmpadas e eletrodomésticos, dê preferência aos que possuem o Selo Procel de economia de energia (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Estes são validados como consumidores de energia moderados. A natureza e o planeta agradecem!




Fonte: Portal Light

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.