Crônica | É dura a vida da bailarina verde

Crônica | É dura a vida da bailarina verde

Publicado em:
10/1/2015
No items found.

Eu compro comida orgânica. Ando a pé e subo de escada pequenas distâncias. Escovo os dentes de torneira fechada. Separo o lixo. Desligo o ventilador quando saio do ambiente. Prefiro a luz natural. Sofro quando jogo comida fora. E a minha vida verde se resume a isso.

O problema é que desde que a Fe Cortez me chamou para participar do movimento Menos 1 Lixo,  eu passei a prestar atenção em tudo. Acendeu a luzinha em mim  - ou melhor, acendeu um led, gente! - e eu percebi que, de fato, tem muito lixo desnecessário por aí.  Fui pintar cabelo e, quando vejo, a clássica capa que os tinturistas botavam para proteger a roupa virou uma capa de plástico descartável, tipo as de chuva que vendem no sinal.  Choquei. Fui almoçar, peguei o guardanapo e era daqueles embalados individualmente, um por um, em outro papel - pra quê? Comprando meus orgânicos no supermercado, noto que logo os orgânicos são os legumes que não são vendidos a granel - eles vêm com plástico filme e isopor!

É dura a vida da bailarina verde. Eu não quero ficar noiada, nem é a proposta da Fe, nem do Menos 1 Lixo, nem de ninguém. Mas que tem muita coisa evitável, tem. E tem coisas de que, por enquanto, não abro mão, desculpa: toalha de papel em banheiros públicos - ok, vale aquele jato de ar para secar. Descarga da privada - li que gasta litros e litros d'água, preocupante, mas essa informação ainda não me comove o suficiente. São muitas dúvidas, muitas angústias por desbravar nesse admirável mundo sustentável. Não sou uma ativista exemplar, sou um ser urbano tentando se adaptar a uma nova realidade.  Se eu vou conseguir, não sei, só sei que vou tentar.

 

Carolina Isabel Novaes
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.