Como a sede da Copa do Mundo 2018 lida com o próprio lixo?

Como a sede da Copa do Mundo 2018 lida com o próprio lixo?

Publicado em:
9/7/2018
No items found.

A Rússia tá bombando e não é pra menos, o maior país do mundo, com mais de 17 milhões de km² foi escolhido pra ser a sede da Copa em 2018. São 11 fusos horários diferentes e quase 150 milhões de habitantes! Não falta polêmica em território russo, mas já parou pra pensar como um país tão gigantesco lida com o próprio lixo? 

Isso é um problemão por lá, já que, segundo o Greenpeace, a Rússia produz 70 milhões de toneladas de resíduos por ano. Não existe uma estrutura consolidada de coleta seletiva e reciclagem na Rússia e em maio desse ano rolou um protesto contra os lixões, na cidade de Volokolamsk, bem pertinho de Moscou. Os russos pediam melhores condições, já que o cheiro do aterro era insuportável pra muita gente. Em março, 50 crianças precisaram de atendimento médico por intoxicação causada por um lixão da cidade. Em 8 anos, a capacidade dele foi ampliada em 10 vezes só pra abrigar o lixo local. As cidades próximas à capital recebem 16% de todo o lixo do país, cerca de 11 milhões de toneladas de lixo.

A previsão é que em 3 anos a capacidade dos aterros russos cheguem na sua capacidade máxima. Nos últimos 10 anos, os russos produziram mais 30% de lixo e, próximo a Moscou, foram fechados 24 lixões nos últimos 5 anos por conta da insalubridade. Em 2016, o país reciclou 9% do seu lixo e quase 3% dele foi incinerado. O que significa que mais de 85% do lixo produzido pelos russos foi direto pros aterros sanitários. No final do ano passado, o presidente Putin decretou uma lei obrigando as autoridades regionais a coordenarem os lixões com seus moradores e a criarem estações de triagem e reciclagem de lixo. Hoje parece que já são vistas algumas lixeiras pra separação pelas cidades.

Putin prometeu construir 5 incineradoras de lixo, 4 nos arredores de Moscou e 1 em Kazan, nas margens do rio Volga. Cada uma delas tem capacidade para 700 mil toneladas de lixo por ano e devem estar em funcionamento em 2021. Ainda existe muita polêmica sobre o assunto, já que incinerar o lixo ainda não é uma solução interessante pro meio ambiente. Durante o mês de junho, a Rússia recebeu mais de 1 milhão de turistas do mundo pros jogos da Copa... Já pensou pra onde foi todo esse lixo?

Marina Marcucci
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.