A maior festa lixo zero do mundo

A maior festa lixo zero do mundo

Publicado em:
21/5/2019
No items found.

O Menos 1 Lixo foi convidado pra um evento bem diferente e com muito propósito: o fim de semana da festa Surreal, em Brasília, a convite da R2 Produções. A R2 é uma produtora de eventos que tem como pilar a sustentabilidade e o cuidado na construção das festas, desde a contratação da equipe até a destinação dos resíduos. Em outubro, eles receberam o prêmio de Certificação do Ano no Prêmio Lixo Zero, co-organizado pelo Menos 1 Lixo e pelo Instituto Lixo Zero.

Em Brasília, a R2 é estrela: produzem a festa de 11 finais de semana mais famosa da cidade, o Na Praia, que recebe 300 mil pessoas e tem um impacto tão grande que prepara a fábrica da Corona, no México, pra fornecer a cerveja bem gelada pro festival. Em 2017, a festa inaugurou o uso em larga escala dos descartáveis compostáveis no Brasil e no ano seguinte, dos canudinhos.

E foi o primeiro grande evento Lixo Zero do país.

E no final de abril, fomos convidadas pra dar um confere, bem de pertinho, na Surreal, uma festa que recebe mais de 7 mil pessoas e é o maior evento premium lixo zero do Brasil.


TRANSPIRAÇÃO, INSPIRAÇÃO & SURREAL


Há um tempo que a galera da produtora repensa os modelos da Surreal, agregando a festa a um movimento muito maior de aprendizado e parceria. Esse ano rolou uma semana inteira de workshop sobre o backstage da festa, os pilares, e como a R2 conseguiu construir esse legado tão forte na cidade e com tanta credibilidade e amor. Então, no sábado, a gente bateu um papo com essa galera no Inspiração e dividimos uma conversa com o Guilherme do Aerolito e o Marcelo Lasneux. Foi incrível e uma troca extremamente produtiva e com falas de muita expertise e panorama de como podemos construir um mundo mais justo e fora dos moldes.

A gente contou só um pouquinho de como foi aqui:


A SURREAL


O nome dá base pro que é a festa: bem surreal. Com o fator surpresa pra quem compra o convite, a festa é recheada de atrações (tirolesa, patinação, carrossel, dançarinos…) pra você ficar bem ocupado de 0h as 10:00. As atrações também são surpresa e dão um gostinho bacana pra produção do evento como um todo. Dentre as atrações, o Templo foi uma das mais importantes, já que era o ambiente em que se falava de sustentabilidade na prática. A Surreal desenvolveu 17 pilares pra essa frente e uma delas é a gestão do lixo, pra que ela seja considerada uma festa totalmente lixo zero, ou seja, que garante o retorno dos resíduos pra cadeia produtiva ou pro seu descarta correto.

Parede do Templo

O que mais chamava atenção por ali era o trabalho em tempo real dos catadores de lixo e da cooperativa parceira do evento. Desde o primeiro até o último minuto da festa, a galera garantia a triagem dos resíduos gerados na festa, pra garantir essa destinação correta. É um plano de valorização desse trabalho e também de chamar atenção pros nossos impactos, mesmo em momentos de diversão e desligamento como esse. A taxa de desvio de aterro sanitário é de, no mínimo, 90% durante a montagem, durante o evento e durante a desmontagem dele. E não tinha nenhum plástico descartável na hora de servir comidas e bebidas: rolou parceria com Meu Copo Eco e com descartáveis compostáveis da OEKO, que viram adubo depois da festa. E quando a gente fala da montagem do evento, também rola atenção: a R2 só usa madeira certificada, produtos de origem local e reutilização de materiais construtivos


Os dados são incríveis: em 2018, a festa deixou de consumir 40 mil copos descartáveis, e esse ano foram 75 mil. Ano passado, um pouco mais de 90% do lixo foi desviado dos aterros e em 2019, 95,52% e tudo isso rendeu quase R$ 8 mil reais pra cooperativa

Além disso, a festa se preocupou com outros pilares, como a instalação de equipamentos que economizam água nas descargas e nas torneiras, com até 60% de economia. Com a emissão dos gases de efeito estufa, garantindo a neutralização através a restauração de mais de 10.000 metros da orla do Reservatório do Descoberto do DF. Com a proposta de impactar positivamente as comunidades ao redor, a Surreal ainda garante um ano de ensino de novas mídias (robótica, programação, empreendedorismo e pedagogia makes) pras crianças de 6 a 11 anos de uma escola vizinha do lugar da festa, a Escola Classe Aspalha. O ensino também inclui capacitação dos professores. E o projeto é pura inspiração :)

E que inspiração! A Surreal impressionou muito na responsabilidade de todo o processo de construir uma festa com experiência, diversão e desmistifcando a ideia de que a sustentabilidade tá fora disso tudo. Ela é a própria festa. Foi incrível presenciar tudo de pertinho e saber que tem muita gente bacana nessa caminhada coma gente.

Arrasaram, galera! Até a próxima :)

E claro que aproveitamos a oportunidade pra conversar com o Chicão, diretor de sustentabilidade do projeto. Dá um play e se inspira!


Nina Marcucci
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.