6 itens pra um consumo consciente diário

6 itens pra um consumo consciente diário

Publicado em:
3/7/2016
No items found.

Não faz muito tempo que uma das nossas seguidoras no insta, nos perguntou se a Fe Cortez tentava realmente levar uma vida "zero waste". Com menos lixo, sem desperdício e com consciência. Respondemos que sim e a verdade é que não temos outro jeito de levar os dias. Nem a Fe, nem eu, nem ninguém que veja de perto o quão melhor é viver assim. As vezes eu olho ao meu redor e vejo muito, muito, muito lixo. Eu consigo perceber quais seriam realmente necessários e quais estão ali pelo simples fato da pessoa nem notar a quantidade de resíduo que gera e muito menos imaginar o impacto disso na própria vida e não apenas no meio ambiente.

Nós poderíamos seguir falando do impacto negativo, mas vamos ao que muda os números: conscientização e ações! Fizemos uma lista com o que não sai da bolsa no dia a dia e garante a redução da geração de lixo diariamente! :) Canudo reutilizável - muita gente não usa, mas tem uma galera que é só sair de casa e não bebe nada direto no copo, garrafa ou lata - mesmo quando o conteúdo pode causar um mal pior para a saúde do que a poeirinha do recipiente. Tem também a questão do uso para as crianças, certo? Sendo assim, coloca o reutilizável na bolsa! Você encontra o link no mercadolivre.com.br. Sacola retornável - lembro que quando eu era mais nova e ia ao mercado com o meu pai, além de colocar duas sacolas descartáveis para quase tudo, ele falava pra eu guardar algumas extras - talvez por isso, só no Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora! Eu não entendia. O meu pai fazia parte de uma grande parcela da sociedade que acredita que sacola não tem custo e que a gente sempre precisa de muitas (ainda bem que as coisas mudaram). Tem um custo muito alto para o meio ambiente e sem contar que o valor já vem embutido nos produtos, não sai barato pra ninguém. Além da sacola retornável para ida ao mercado ou sacolão, o ideal é andar sempre com uma eco bag na mochila ou bolsa, a gente nunca sabe quando vai precisar! ;)

Potinho vazio - pode ser um tapware bonitinho ou aquele pote de sorvete que ia pro lixo, a ideia é só não correr o risco das mil e uma embalagens que sempre acompanham um pedido pra viagem, por exemplo. Lenço - há muito tempo falamos sobre o furoshiki , uma técnica japonesa que fortalece as muitas utilidades que um lenço pode ter. O objetivo aqui é parecido: se você tem um pontinho com trava, ok, caso contrário, o lenço substitui a sacola na hora da amarração pra garantir que nada vai vazar. É prático e fica um charme! ;)

Guardanapo de Pano - esse é clássico! Pode ser toalhinha, aquele tecido esquecido, o que você achar melhor. Mas quanto de papel você gasta por dia? Já pensou nisso? Pode ser um tecido para limpar a boca e o outro para secar as mãos. Copo Menos 1 Lixo - não poderíamos fechar de outra forma, né? A produção de um copo descartável gasta de 500 ml a 3 litros de água, além da energia elétrica e matéria-prima para a sua produção e o combustível para a distribuição. No Brasil, são consumidos 720 milhões de copos descartáveis diariamente. No mundo, por ano, são produzidas 250 milhões de toneladas de plástico. Cerca de 35% desse montante são usados apenas uma vez, por 20 minutos.  80% do plástico encontrado no mar têm origem em atividades em terra (domésticas, industriais e agrícolas). Se não mudarmos o nosso consumo, em 2050 teremos mais plástico que peixes nos oceanos. Adote o nosso copo, uma caneca, uma garrafa. Adote hábitos conscientes.

Se você tá nesse processo de mudança de comportamento, vale dar uma lida também nos 8 lixos que eu produzia e hoje me pergunto o porquê. ;) 

Fontes: Abrelpe, IFSP, Race For Water e Instituto Akatu.

Talita Gamboa
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.