5 vídeos do TED para inspirar uma vida LIXO ZERO!

5 vídeos do TED para inspirar uma vida LIXO ZERO!

Publicado em:
15/11/2017
No items found.

Semana passada a Fe lançou o primeiro vídeo da websérie “Dicas da Fe Cortez” e o assunto de estreia foi Lixo Zero. O estilo de vida tem ganho cada vez mais adeptos e ela te conta aqui como funciona e quais os principais passos para seguir o movimento. Dá o play!

 

O lixo é uma das questões ambientais mais alarmantes e que, infelizmente, ainda não temos tanta consciência. A gente já te indicou 5 blogs gringos sobre o assunto, de uma galera descolada, com muitas dicas pra você se inspirar. E quem fala em inspiração, fala em TED, né?

O TED nasceu com a premissa de divulgar ideias que merecem ser compartilhadas. Ele reúne pensadores e idealizadores ao redor do mundo com palestras simples e objetivas sobre assuntos muito importantes e dos mais variados. Pra complementar o “Dicas da Fe Cortez” dessa semana, a gente selecionou alguns talks sobre uma galera que também aderiu ao Lixo Zero e quer te provar, de maneira divertida e inspiradora, como é possível mudar o mundo com gestos muito mais simples do que você pensa. Inspire-se e transforme-se!

Não descarte, encaminhe | Rodrigo Sabatini | TEDxFloripa

 

O presidente da Novociclo Ambiental em Santa Catarina, Rodrigo Sabatini, conta que mudou o propósito de vida quando pensou como gostaria de ser lembrado pelos seus netos. Então ele descreve o cenário dos lixos nos mares e problematiza o consumo desenfreado como o grande vilão da degeneração do mundo. Revela que somos seres preparados para garantir limpeza, organização e beleza no nosso cotidiano, mas ao mesmo tempo somos a sociedade do descarte. A partir daí, ele discorre sobre a dinâmica do Lixo Zero, através da mudança da mentalidade das pessoas e como elas se relacionam com o lixo, oferecendo condições para que isso aconteça, através da criação de uma empresa de soluções sustentáveis.

 

Por que Precisamos Parar de Produzir Lixo | Cristal Werlang Muniz | TEDxBlumenau

 

Estima-se que cada brasileiro produz, em média, 1kg de lixo por dia. Adotando atitudes simples como substituir os descartáveis pelos reutilizáveis, compostando o lixo orgânico e comprando a granel, nós reduzimos 70% do nosso lixo diário. A designer e adepta de um estilo de vida mais natural, Cristal Muniz sempre pensou que estava fazendo a sua parte apenas separando o lixo. Em 2015, inspirada pelo TED de Lauren Singer (logo embaixo, espia!), ela criou o blog “Um ano sem lixo”, revelando a sua trajetória Lixo Zero e dando muitas dicas e receitas para quem quer aderir ao movimento. Hoje, Cristal também oferece workshops de beleza natural.


 

Why I live a zero waste life | Lauren Singer | TEDxTeen

 

A gente já falou dela lá no post dos 5 Blog gringos para você se inspirar no Lixo Zero. Lauren é autora do blog Trash is for Tossers e fundadora da empresa de produtos de limpeza orgânicos, The Simply Co., além da The Package Free, de produtos para adeptos do estilo de vida. Através do blog, ela empoderou milhões de pessoas a desperdiçarem cada vez menos, estimulando a compra de produtos sem embalagem, no “faça-você-mesmo” (DIY) seus próprios produtos e na recusa de tudo que é feito de plástico. No TED, ela conta qual foi o estopim para viver no estilo Lixo Zero e explica que ainda há um preconceito das pessoas sobre o movimento.

Two adults, two kids, zero waste | Bea Johnson | TEDxFoggyBottom

 

Olha ela aí de novo! Bea Johnson é a “número um” do movimento, o grande modelo para quase todos os que seguem uma vida Lixo Zero. Também falamos dela no post sobre os blogs gringos. No TED, ela revela como sua família produz menos de 1 kg (!) de resíduos por ano e como a vida mais simples re-significou seu jeito de viver, para melhor. Desde 2008, Bea Johnson e a família se dedicam ao Lixo Zero. Através do blog e do livro Zero Waste Home, Bea alcançou um movimento global e continua a inspirar uma comunidade que cresce cada vez mais. Johnson ganhou o The Green Awards e hoje palestra em universidades, eventos corporativos e conferências internacionais, além de abrir sua casa para tour educativos. Ela estimula as pessoas a praticarem os 5 R’s: Recusar, Reduzir, Reusar, Reciclar e Compostar (“rot”), e a gente te dá dicas de como seguir cada um deles lá no nosso instagram.

Choosing a Life Without Trash | Sam McMullen | TEDxUofM

 

Será que uma pessoa que pratica o Lixo Zero por um ano faz alguma diferença? O ativista ambiental Sam McMullen investiga o poder da comunidade em preservar o meio ambiente em um TED super divertido! Apaixonado pelo assunto, McMullen e a irmã vivem no estilo de vida Lixo Zero com objetivo de não produzir qualquer tipo de desperdício por um ano. Os dois criaram uma organização para estimular todos a viverem como eles por um dia. A ideia é provar a simplicidade do movimento e oferecer todo o apoio e as ferramentas, caso a pessoa tenha vontade de seguir em frente.

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.