13 Razões pra sua empresa substituir os copos descartáveis pelo do Menos 1 Lixo

13 Razões pra sua empresa substituir os copos descartáveis pelo do Menos 1 Lixo

Publicado em:
8/11/2016
No items found.

O Menos 1 Lixo acredita e fortalece o poder do indivíduo. Entendemos que empresas, escolas, instituições de um modo geral são organismos formados por pessoas, nada mais justo que utilizar esse espaço e fomentar novos modelos de economia e possibilitar outras formas de educação ambiental. Afinal, passamos mais tempo nesses espaços do que na nossa própria casa, na maioria das vezes. E já são alguns dos nomes que aderiram ao nosso propósito e assim contribuem para reduzir o impacto ambiental que elas geram no meio ambiente. O copo tangibiliza a transformação na prática e é um agente multiplicador de transformação.

As tampas de vários parceiros que já aderiram ao copo nos seus ambientes de trabalho :)


São muitos os motivos para aderir ao copo do Menos 1 Lixo na sua empresa e fazer parte desse movimento que vai muito além de um copo reutilizável. Trabalhamos na conscientização de que pequenos gestos fazem toda diferença. E se passamos boa parte da nossa rotina no trabalho... bom, é uma super revolução, né? Vamos lá?

1. O corte dos gastos recorrentes com os copos descartáveis! O investimento em copos reutilizáveis compensa rapidinha, em alguns meses. Só no Brasil, são consumidos 720 milhões de copos descartáveis por dia, muitos deles em ambientes de trabalho. Além da economia ambiental, isso gera uma economia financeira bem significativa.

2. Economia com a gestão de resíduos, funcionários de limpeza, compra de sacos para as lixeiras e gasto com coleta seletiva para copos descartáveis;

3. Economia nas horas de trabalho do funcionário de compras e suprimentos;






5. Economia do transporte dos descartáveis com toda a emissão de gases de efeito estufa do processo e poluição e do trajeto do lixo produzido na empresa para os aterros sanitários do país;

6. Economia de água que seria usada na produção de copos descartáveis, já que para produzir só um copo plástico são necessários de 500ml a 3 litros de água e pra lavar o copo reutilizável, precisamos de 100 a 400ml:

7. Diminuição da pegada de carbono contribuindo para minimizar os impactos das mudanças climáticas no planeta; 

8. Investimento na saúde de todo mundo! Já que o plástico libera toxinas na nossa bebida, especialmente se ela for quente;

9. Geração de empregos e valorização de uma economia mais sustentável;

10. Engajamento dos funcionários com a mudança de hábitos, o que muitas vezes traz também o repensar de outras atitudes, inclusive profissionais, gerando um desenvolvimento pessoal rico pro coletivo;

11. Além de conscientizar, coloca-se em prática uma campanha de educação ambiental. O que muitas vezes difere das iniciativas de outras empresas que acabam ficando em apenas em teoria;

12. Contribui para a plataforma de educação ambiental que é o Menos 1 Lixo, com conteúdo de qualidade e gratuito, webséries, palestras e uma equipe que cresce e se qualifica diariamente para trazer um modelo de mercado mais justo e consciente para todo mundo. A parceria permite que o M1L contribua ativamente para projetos de transformação como a lei e proibição dos canudos no Rio de Janeiro, campanhas como Mares Limpos da ONU Meio Ambiente e o ineditismo de proibir a comercialização de plásticos descartáveis na Ilha de Fernando de Noronha, um projeto também do Menos 1 Lixo.

  1. Pertencimento: fazer parte de um movimento que se preocupa com o planeta certamente contribui pra um sentimento de pertencimento do mundo e do ambiente de trabalho.





A produção de um copo descartável gasta de 500 ml a 3 litros de água, além da energia elétrica e matéria-prima para a sua produção e do combustível para a distribuição. No Brasil, são consumidos 720 milhões de copos descartáveis diariamente. Apesar de ser reciclável, por falta de mercado, a taxa de reciclagem desse material no país é baixíssima. Bem próxima de zero. No mundo, por ano, são produzidas 250 milhões de toneladas de plástico. Cerca de 35% desse montante são usados apenas uma vez, por 20 minutos.  80% do plástico encontrado no mar têm origem em atividades em terra (domésticas, industriais e agrícolas). Se não mudarmos o nosso consumo, em 2050 teremos mais plástico que peixes nos oceanos.

Bora? Faz um orçamento com a gente e vamos juntxs mudar o mundo HOJE!

Menos 1 Lixo
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

VOCê TAMBÉM PODE GOSTAR DE:

Vamos Juntas!

Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que acontece no Menos 1 Lixo!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.