1.618

Copos a menos pela fe em 2015

Tem muita comida no mundo, mas…

Isso é Útil

06
jan
2015

1,3 bilhão de toneladas de alimentos produzidos no planeta se perdem no caminho: 24% se perdem na produção, 24% no manuseio, 5% no processamento e embalagem, 12% na distribuição, 35% no consumo, segundo dados do World Resources Institute e da FAO e recente reportagem da revista “Superinteressante”. Só na América Latina, 15% da produção local são desperdiçados todo ano.

Essa comida toda poderia alimentar cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo. É um prejuízo de US$ 750 bilhões por ano. Bizarro. Depois dizem que ser sustentável custa caro. Oi? (Depois a gente vai falar desse mito.)

Mas a gente não vai ficar aqui fazendo a chocada. Sabe o que você pode fazer pra diminuir esse impacto negativo? Se 35% se desperdiçam no consumo – é o maior vilão de toda essa cadeia -, você pode deixar de ser olho grande, ora. Botar no prato o que realmente for comer. Se for a um restaurante que já venha com porção definida, divida com alguém da mesa. Divida tudo: entrada, prato principal, sobremesa. Além de ser mais gostoso e democrático, ajuda a salvar o planeta. Se estiver comendo sozinho 🙁 você pode pedir pra levar uma quentinha e dar pra alguém na rua, ou comer mais tarde. Tudo menos deixar no prato.

Comprar comida de fornecedores locais também é ótimo: além de consumir produtos mais frescos e estimular a economia local, evita que a comida se estrague no caminho. Se puder comprar direto com o fornecedor – aquele seu amigo da feira, sabe? – melhor ainda. E, de novo, deixe de ser olho grande: compre o que você vai comer. Se sobrar, use a criatividade e invente uma receita com o que sobrou.

E, por fim, tá vendo como esse negócio de embalagem é complicado? Prefira sempre comprar a granel, sem sacos plásticos, sem nada. É menos 1 lixo na vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Contato Menos 1 Lixo

Quer ser nosso parceiro?
contato@menos1lixo.com.br
AHAB - Desenvolvimento de Aplicativos e sites mobile em Belo Horizonte