1.618

Copos a menos pela fe em 2015

Quando a moda ajuda a preservar nossa fauna

+Inspiração

18
ago
2017

Por Priscila fenz

Aqui no Menos 1 Lixo falamos muito sobre moda, e na maioria das vezes sobre o impacto ambiental que ela tem na natureza, ou na questão do trabalho escravo tão presente nessa indústria. Semana passada inclusive rolou o desafio de 1 Look Por Uma Semana.

Mas hoje o motivo é outro, porque dá sim pra fazer muita coisa legal nessa indústria. 🙂

A Área de Soltura Monitorada de Fauna Silvestre Cambaquara, também conhecida como ASM Cambaquara, é uma ONG, localizada em Ilhabela-SP, que tem por objetivo reabilitar, promover a soltura e monitoramento de algumas espécies de aves nativas vítimas de ações humanas. Ela é mantida com recursos próprios e doações, que já resgatou mais de 200 aves só em Ilhabela.

O trabalho iniciou-se em 2008, quando os moradores ficaram sensibilizados ao encontrar papagaios machucados em sua propriedade. A partir daí, começaram a pesquisar, se informar e estudar para se dedicarem aos cuidados de algumas espécies conhecidas da região, como por exemplo, o papagaio-moleiro (Amazona farinosa), espécie ameaçada de extinção no Estado de SP e que foi recentemente eleita a ave-símbolo de Ilhabela. A ASM Cambaquara obteve uma autorização diferenciada junto ao Departamento de Fauna da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo para receber as aves da família dos psitacídeos e ranfastídeos resgatados do município de Ilhabela.

Ilhabela tem mais de 80% de Mata Atlântica preservada e já foram registradas mais de 360 espécies de aves. A ASM Cambaquara já resgatou em torno de 200 aves, das espécies de papagaios, maritacas, periquitos e tucanos. A ONG conta hoje com 6 recintos grandes para reabilitação, soltura e monitoramento dessas espécies, e também desenvolve atividades de educação ambiental em parceria com o Parque Estadual de Ilhabela (PEIb), o Instituto Ilhabela Sustentável (IIS) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a fim de conscientizar a comunidade sobre os impactos gerados pelo homem no meio ambiente.

Apesar de a ASM Cambaquara contar com a colaboração de instituições e voluntários como médicos veterinários, biólogos e ornitólogos, a manutenção de recintos e alimentação das aves é mantida com recursos próprios.

A parceria com empresas e pessoas no custeio das atividades é importante para a continuidade desse trabalho, sendo assim a Fenz Brazil resolveu contribuir com esse projeto e desenvolveu duas camisetas em parceria com o artista plástico Lucas Paulucci em prol desta causa.

“Nosso objetivo é contribuir com o trabalho tão importante que vem sendo realizado.” conta Priscila Fenz, estilista e responsável pela marca.

As camisetas são lindas e estão à venda no site da marca

 

Comentários

Contato Menos 1 Lixo

Quer ser nosso parceiro?
contato@menos1lixo.com.br
AHAB - Desenvolvimento de Aplicativos e sites mobile em Belo Horizonte