Roda Engenharia Verde: pra ser sustentável todo mundo precisa sair ganhando

Roda Engenharia Verde: pra ser sustentável todo mundo precisa sair ganhando

Publicado em:
24/7/2016
No items found.

A Roda Engenharia Verde fez parte do time de parceiros na realização do nosso evento Lixo Zero. Conversamos com a Aline Matulja, uma das engenheiras e fundadora da Roda, para entender um pouco mais sobre esse trabalho lindo! “Eu nasci em São Paulo, cresci vivendo entre o paradoxo de uma cidade gigantesca de segunda a sexta e as fugas para a floresta nos finais de semana. Quando fui morar na Califórnia aos 17 anos, vi pela primeira vez o conceito de sustentabilidade ser levado a sério. Lá, separar o lixo, economizar água e carregar bicicleta no ônibus já eram realidade. Pra completar lotamos uma van de amigos e acampamos por toda costa do estado. De parque em parque, experimentei um turismo sustentável onde o meio ambiente preservado era também lucrativo.” Toda a experiência foi suficiente para que Aline tomasse a decisão de trabalhar com isso. “Me mudei para Floripa onde morei por 6 anos estudando engenharia ambiental e aproveitando o tempo livre para plantar, pedalar, compostar, enfim comprovar minha hipótese de que a vida pode ser sustentável! Terminei a engenharia munida de técnicas e confrontada pela realidade de que, diferente dos países desenvolvidos, a sustentabilidade no Brasil precisava primeiro dar largos passos em direção à justiça social e melhoria da qualidade de vida.”

Como surgiu a Roda Engenharia Verde? Fui estudar Saúde Pública pra entender a realidade e depois do mestrado, já em fase balzaquiana, trabalhei em grandes projetos para o governo, ONGs e empresas. Mesmo com grandes recursos e resultados, sentia que esses projetos podiam ir além. A Roda surgiu com objetivo de "dar liga" entre os segmentos da sociedade. É uma consultoria ambiental e de sustentabilidade como outras do mercado. Mas o nosso diferencial é o foco nas pessoas e suas comunidades; no resultado real de melhoria de qualidade de vida que o projeto de sustentabilidade pode e deve proporcionar. Nós acreditamos que para ser sustentável todos precisam sair ganhando.

Nossa iniciativa Evento Lixo Zero é um exemplo disso. Até os dias de hoje, quem realiza um evento tem apenas como responsabilidade dar um fim correto ao seu "lixo". Esse lixo era então encaminhado para um aterro sanitário, no caso das cidades que têm um, ou para um lixão a céu aberto, trazendo os impactos ambientais e sociais que conhecemos. Nós invertemos essa lógica, transformando a redução de lixo num jogo! Como diz minha amiga Renata Minerbo, cada evento tem o lixo que merece. Quando dizemos isso, todos colaboram para o lixo realmente chegar o mais próximo de zero possível! Nosso resultado nunca foi menor que 90% de resíduos que deixam de ser gerados, ou que são compostados e reciclados. Os organizadores são convidados a planejar o evento conosco, escolhendo copos reutilizáveis, embalagens retornáveis, aproveitando melhor os alimentos e separando todo o resíduo orgânico. No final do evento tudo isso é contabilizado, medido e pesado por nossos técnicos e o resultado do desafio é revelado. Os recicláveis são destinados para cooperativas locais especializadas. Levamos os resíduos orgânicos para um dos pátios de compostagem comunitária da nossa rede, onde são transformados em adubo para produção de alimentos ou para serem vendidos gerando impacto social positivo. A festa de lançamento do copo oficial Menos 1 Lixo, ultrapassou a meta e alcançou 99,79% de redução do lixo que iria para o aterro sanitário, graças ao time de produtores obstinados liderado por Heliene Oliveira, da Quiron, e é claro recebeu o mais que merecido selo Iniciativa Lixo Zero.

Quais são os serviços oferecidos pela Roda? 

lém de certificar iniciativas Lixo Zero, a Roda presta consultoria ambiental nas áreas de saneamento básico, estudos de impacto, recuperação de áreas degradadas, cartografia digital e também facilita oficinas, mutirões e treinamentos. No nosso portfólio temos o projeto Água&Cidadania, que engajou uma comunidade no litoral do Paraná a iniciar sua transição para o consumo consciente de água. Com isso, lideranças locais se organizaram para que o serviço de abastecimento fosse formalizado no bairro, a uma tarifa acessível. Esse projeto foi finalista do Prêmio ANA em 2013, que reconhece as iniciativas mais relevantes relacionadas à água no país. Além disso participamos da elaboração de Planos de Saneamento no Estado do Rio, que prevê toda a infraestrutura necessária para tirar do papel o sonho de despoluição de rios e estuários como a Baía de Guanabara. A menina dos olhos hoje é o Desafio Neve, lançado pela Kimberly Clark. O projeto reúne oito jovens talentos em diferentes áreas para produzir um protótipo de banheiro e saneamento barato, eficiente e muito bonito para famílias maranhenses que sonham em alcançar esse direito essencial. Nós temos a honra de prestar mentoria aos jovens e podemos adiantar que o resultado será surpreendente! Quem faz parte da Roda hoje? A Roda é composta de um coletivo de empresas, ONGs e indivíduos que se envolvem por projeto. Quando surge uma demanda, saio à caça de especialistas apaixonados. As equipes são geralmente formadas por engenheiros, educadores, permacultores, jornalistas, designers, arquitetos, enfim, invetores de todo tipo! No momento estão muito próximos o pessoal da Agência Lema, Mandalah, Quiron, Acupuntura Urbana, Instituto Çaracura e Projeto Caracol. A rede da sustentabilidade está muito potente em termos de talentos e propósitos. Um número jamais visto de pessoas engajadas trabalhando numa perspectiva de fazer acontecer! E o melhor é que se expande e qualifica a cada dia.

Quais as perspectivas da Roda? Nossa perspectiva é de seguirmos trabalhando em projetos alinhados com o propósito de gerar o bem para todos. O saldo ambiental e social precisam ser positivos, até porque uma coisa está ligada à outra! Além disso, aproveito para contar em primeira mão que esse ano a Roda participa da organização do Fórum e Semana Lixo Zero, onde vamos reunir iniciativas mais inovadoras desse tema e promover experiências da vida sem lixo que estão espalhadas pela cidade. Queremos o Menos 1 Lixo com a gente, na comissão de frente desse auê! Quem estiver interessado a participar é só escrever para contato@rodaambiental.com.br. Aline, somos imensamente gratas pelo convite, pela parceria e pelo trabalho desenvolvido! Acreditamos que tudo fica melhor quando feito em rede, e pelo que podemos ver, a Roda é mais uma prova disso! ;)

Fotos do evento:  Ari Kaye

Talita Gamboa
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.