Pequenos Lixos, Grandes Problemas | Cotonetes

Pequenos Lixos, Grandes Problemas | Cotonetes

Publicado em:
15/5/2018
No items found.

Você já parou pra pensar no perigo dos cotonetes pro planeta? Eles são um dos resíduos mais encontrados nos oceanos, já que as estações de tratamento nem sempre conseguem filtrar os fininhos cotonetes. Segundo a Marine Conservation Society, eles foram o 6º item mais encontrado nas praias britânicas há 2 anos. Os europeus têm o hábito de jogar os cotonetes pelo vaso sanitário e eles vão parar nos oceanos ameaçando seriamente a vida marinha. 

Você já deve ter visto essa foto por aí, né?

Foi um registro do fotógrafo Justin Hofman, que praticava apneia na costa da ilha de Sumbawa, na Indonésia. Ele contou ao Washington Post que a corrente jogou vários dejetos em direção ao cavalo-marinho, que agarrou o cotonete. Ele usou a fotografia como um alerta e foi finalista de um concurso de fotógrafos da vida selvagem do Museu de História Natural de Londres.

Fotos como a de Hofman provam como é preciso agir hoje pra salvarmos toda a vida marinha em perigo por causa dos nossos impactos negativos ao planeta. E cotonete é reciclável? Bom, a haste é de plástico, o que significa que é reciclável. É tirar o algodão das pontas e encaminhar pra coleta. Mas como você deve tá cansadx de saber, nem tudo que é reciclável é reciclado. O Brasil é o quarto maior produtor de plástico do mundo e só reciclamos 1,28% disso. Ainda assim, isso não significa que as hastes dos cotonetes estejam dentro desse número.

Mas e aí? Como faz?

A gente sempre pode resgatar os métodos pré plásticos descartáveis, e usar hastes de metal com algodão. Também dá pra limpar as orelhas no banho. Mas se abandonar o hábito do cotonete é muito pra você, vale investir nos de papel, que já se encontra em várias farmácias por aí. Bora? :)

Menos 1 Lixo
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.