Muso Verde | Papa Francisco

Muso Verde | Papa Francisco

Publicado em:
16/6/2015
No items found.

O que falar do Papa Francisco? Ele é fofo, ele é pop e ele é sustentável. Muso Verde mesmo. Todo franciscano tem um quê de muso verde - desapegados, vivem com o que basta. Não consomem, não gostam de ostentar, andam de sandálias e dormem no chão.

Mas, além de tudo isso, o argentino Jorge Mario Bergoglio, que também preza os estudos e a inteligência como bom jesuíta, dedicou sua primeira Encíclica ao meio ambiente. Esta é a 298º Encíclica  da Igreja Católica, mas a primeira que traz a sustentabilidade como tema central. O documento tem 192 páginas e deverá ser divulgado amanhã (18). As Encíclicas são espécies de manual de conduta, uma orientação a bispos e fiéis em geral. Em rascunhos já divulgados pela mídia, leem-se trechos em que o Papa escreve: "Numerosos estudos científicos indicam que a maior parte do aquecimento global nas últimas décadas é devido à grande concentração de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido de nitrogênio, entre outros) emitidos sobretudo devido à atividade humana", e, ainda, que há uma necessidade "urgente e convincente" para políticas que reduzam as emissões de carbono, entre outras formas, pela "substituição de combustíveis fósseis para desenvolver fontes de energia renovável".

Há um tempo o Papa luta pelo fim do desperdício de comida e da volatilidade dos preços. Em conferência recente na FAO (Organização para Alimentação e Agricultura da ONU), o Papa chamou os Estados-membros das Nações Unidas a fazerem sua parte: “Se todos os Estados-membros trabalharem entre si, o consenso não demorará em chegar", declarou o Papa durante uma audiência especial no Vaticano, citando o logotipo em latim da agência, “fiat panis” - “que haja pão”. O pontífice ainda condenou influências do mercado e especulações sobre a agricultura, expressando preocupação com as aquisições em larga escala de terras agrícolas por empresas transnacionais.Em janeiro deste ano, o Santo Padre disse a agricultores: "Com o pão não se brinca"

. E aproveitou para criticar a má produção e distribuição de alimentos, que só piora a miséria. A propósito da Encíclica, a ONG Our Voices nos Estados Unidos até fez um vídeo satírico em que retrata o Papa como "herói climático", brigando com tudo e todos - incluindo os mais radicais do Partido Republicano, dos Estados Unidos - para preservar o planeta, ou melhor "a criação de Deus". "Se destruirmos a criação, a criação nos destruirá" é uma das frases de Francisco, que ganhou até hashtag: #papapeloplaneta. Dá o play para ver:  

A gente não podia esperar nada muito diferente deste homem que, ao chegar ao mais alto posto da Igreja, dispensou joias, capas vermelhas, sapatos grifados. Ele é simples e isso é inspirador.        

M1L
Por:
topo
Foto do banner: The Wasted Blog
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.