Ceia de Natal Sustentável

Ceia de Natal Sustentável

Publicado em:
19/12/2019
No items found.

Lá vem outro artigo sobre missões impossíveis: o Natal sustentável. 2019 foi um ano lindo pra muita gente quese deu conta da importância dos nossos impactos individuais e como podemos mudar o mundo através do nosso contexto. Mas o fim de ano é uma época que a galera costuma esquecer disso com frequência. A gente tá aqui pra te dar dicas simples e rápidas pra você aproveitar a data natalina pra multiplicar a mensagem, viver de acordo com seu propósito e ter um natal sustentável bem bem bem lindo! 

  1. Escolha Produtos Locais e Sazonais


Para diminuir a pegada ecológica no seu natal sustentável, é bom observar a distância de onde vem o que você está comprando até chegar no seu prato. A castanha de Portugal demora mais do que a castanha do Pará pra chegar no seu prato, por exemplo. O Brasil é tão recheado de possibilidades, que tal investir no que é nosso?



Vale, também, uma ida à feira para estimular os produtores locais. E já aproveita pra levar a sua sacola de pano e os seus potes de vidro. A Fe Cortez já deu uma super dica de como fazer uma feira sem lixo e comprar a granel, dá um play




Se você é do time que não abre mão da carne na ceia de natal, tenta procurar a origem: se é um bichinho livre, sem hormônio, sabe? Faz toda diferença na hora de comer, pra sua saúde e pra do planeta, claro.  

  1. Atenção ao desperdício!


Desperdiçar comida é desperdiçar dinheiro e pode significar lixo... Vale fechar a lista do seu natal sustentável antes de fazer as compras, né? Comprar a granel ajuda muito nessa missão de evitar o desperdício. Mas se acontecer...

 

  1. Seja criativo com as sobras


E isso também vale pro que parece sobra, mas não é, como as cascas das frutas e legumes. Dá pra fazer sopa, bolo, geleia, suco e docinhos.  Agora, com relação ao que sobra da ceia de Natal, dá pra colocar a criatividade pra funcionar: quiche, sopa, arroz maluco, fritada “um pouco de tudo" - até sanduíche!

Se você conseguir controlar e ser criativx com o que sobra, não vai sobrar quase nada :) E SE sobrar, já sabe, né? Composteira! :) Nós temos 1001 vídeos sobre compostagem no nosso canal do youtube, especialmente como fazer uma composteira fácil, fácil e sem muito investimento.



 

  1. Resista à tentação dos descartáveis


Sabe aquela tentação: vem muita gente, a pilha de louças para lavar vai ficar gigante, será que não dá pra servir a sobremesa em um pratinho de plástico? Já estamos alinhadxs por aqui que não, né? Nós já descartamos mais de 10 milhões de toneladas de plástico descartável nos oceanos todos os anos e o Brasil é o quarto maior produtor de plástico do mundo, reciclando 1,28% do que produz. Não vamos cair nessa armadilha, combinado? Até porque, a energia do amor do Natal é extremamente desconexa com a toxicidade dos descartáveis pra nossa saúde e pra do planeta...

Se você tá na dúvida, assiste ao primeiro episódio da nossa websérie sobre o impacto do plástico



E se você tá por aí pensando: mas não vai gastar mais água lavar toda essa louça do que usar uma descartável? Nós já fizemos um post bem completo pra você aqui.

Prontinho! Pensou em mais uma dica? Escreve pra gente e conta como vai ser seu natal sustentável esse ano :)


Menos 1 Lixo
Por:
meio
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.