Cultura I Estamira, o filme

Cultura I Estamira, o filme

Publicado em:
25/6/2015
No items found.

Tive a honra de assistir "Estamira" em uma seção para convidados, em 2005, e nunca esquecerei da emoção que aquele filme me causou. Sei que faz muito tempo, mas o documentário é daqueles que transcendem tempo e espaço, talvez por isso, e pela direção primorosa de Marcos Prado, tenha ganho dezenas de prêmios nacionais e internacionais. A mente dessa personagem também transcende qualquer limite entre real e imaginário, num filme que emociona, te faz pensar e refletir sobre muito mais do que apenas o que é loucura e o que é sanidade.

Estamira já faleceu, mas enquanto viva, trabalhou mais de 20 anos como catadora, e morava no Jardim Gramacho, quando ele ainda funcionava como lixão, recebendo a maior parte dos resíduos produzidos no Estado do Rio de Janeiro, cerca de 8 mil toneladas por dia. Seu discurso aborda temas profundos, e ela analisa de forma poética a existência humana, Deus, a loucura e outras questões comuns a todos nós. Estamira é encantadora, perturbadora e um retrato de uma parcela significativa da nossa sociedade: esquecida, sofrida e desamparada, mas que mesmo assim encontra beleza onde aparentemente não vemos e força onde talvez não teríamos.

"Ela acreditava ter a missão de trazer os princípios éticos básicos para as pessoas que viviam fora do lixo onde ela viveu por 22 anos. Para ela, o verdadeiro lixo são os valores falidos em que vive a sociedade", comentou Marcos Prado, diretor do filme. Marcão, meu amigo querido, arrasa na direção e por isso esse filme merece ser visto, revisto e discutido por todos nós. Tá disponível no Netflix e tem links no youtube. Fica a dica de sexta feira!  

Fe Cortez
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.