Crônica: comida pra viagem e as mil embalagens no lixo!

Crônica: comida pra viagem e as mil embalagens no lixo!

Publicado em:
31/10/2015
No items found.

Por diversos motivos – qualidade, sabor, quantidade, variedade, etc, - costumo trazer, sempre que posso, uma quentinha com comida feita em casa para almoçar no escritório. Mas com o corre-corre da vida infelizmente isso nem sempre é possível, e almoçar a comidinha deliciosa lá de casa só rola umas 3x por semana. Aliás, uma dica: como o microondas detona qualquer prato, sempre opto por esquentá-la em banho-maria no meu “poderoso” marmi-quent.

Nos dias em que não rola de trazer meu marmitex, sou obrigado a comer aqui nas imediações do trabalho e, mesmo estando em Ipanema, as opções não são muito animadoras: além de caros (me recuso a pagar mais de R$20 pra almoçar correndo e sozinho), os pratos geralmente são enormes (o que me dá sono logo após comer, não muito agradável para trabalhar). Sem falar quando não são mal feitos e sem personalidade, caso da imensa maioria dos detestáveis restaurantes a quilo e bandejões que, no fim, nunca são apetitosos...

 Então, para comer apenas o suficiente e gastando pouco, acabo optando por lanches das casas de suco próximas. Adoro um cheese-salada com um suco natural ou uma quiche com água de coco.

Pois bem, outro dia fui comprar meu “almoço”, e como tinha que voltar logo pro escritório decidi que ia comer uma quiche de uma loja e um suco de melancia de outra, pedindo tudo pra viagem. Voltei para o escritório e, ao terminar, me dei conta da absurda quantidade de lixo que produzi para comer apenas um pedaço de quiche e 300ml de suco:

1 embalagem de papelão e plástico para a quiche

2 sacos plásticos (cada loja me deu um)

2 talheres descartáveis

1 saco de papelão para o copo de suco

1 copo de plástico 300ml

1 tampinha de plástico para o copo

1 canudo de plástico

1 embalagem plástica para o canudo (embora existam também as de papel, bem melhores)

1 sache de azeite

Diversos guardanapos

10 itens + os guardanapos! :/

Juntei tudo no saco maior e fui fazer o descarte pensando em quantos lanches semelhantes teriam sido vendidos apenas pelos dois estabelecimentos naquele dia.. E o que se dirá no bairro, ou na cidade, ou no país, ou no mundo!? São toneladas de embalagens que vão para o lixo, geralmente sem coleta seletiva, poluindo a natureza em função do “conforto” do cliente.

Mas qual conforto, se por causa de tanto lixo nosso meio ambiente está cada vez mais degradado, piorando e muito nossa qualidade de vida e nosso dia-a-dia? Desde então tenho pensado duas vezes o quanto é realmente necessário pedir comida pra viagem, seja indo à rua pra comprar ou pedindo para entregar.

E estou me mobilizando para adotar algumas soluções fáceis. Separei uma garrafinha plástica que deixo aqui no escritório para reutilizar sempre que vou comprar minha água de coco. E vou providenciar uma espécie de lancheirinha, para deixar aqui também, onde eu possa transportar o sanduíche ou a quiche da vez, com um copo plástico reutilizável para colocar o suco. É só chegar na lanchonete e pedir para colocar na minha viagem! Menos lixo e o mesmo, às vezes duvidoso, sabor! 

* Rafael Millon é jornalista, assessor de imprensa, e colaborador do menos 1 Lixo

Rafael Mellon
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.