California Academy of Sciences | O prédio mais eco sustentável do mundo

California Academy of Sciences | O prédio mais eco sustentável do mundo

Publicado em:
10/1/2016
No items found.

O California Academy of Sciences é considerado a edificação pública mais sustentável do mundo e vamos saber o porquê disso agora. O museu foi inaugurado em 1853 e ocupa a região do Golden Gate Park, na Califórnia. Essa região é muito conhecida por abalos sísmicos, e em 1989, um catastrófico terremoto destruiu o museu e deixou milhares de pessoas desabrigadas. Com pouco dinheiro para investir em uma gigantesca construção pela condição financeira da cidade pós terremoto, o arquiteto italiano Renzo Piano ficou responsável pelo projeto do novo museu que fosse barato tanto na construção como na manutenção, posteriormente. Ótima chance para pensar desde a base numa estrutura que usasse menos recursos e fosse mais inteligente do ponto de vista da sustentabilidade.

O departamento ambiental de São Francisco, que já baniu de circulação garrafas de água com menos de 600ml, exigiu algumas medidas sustentáveis, e Piano fez dessa exigência sua inspiração. O arquiteto apostou muito na utilização de vidro para que a luz entrasse nos ambientes, pois além de economizar 90% da energia elétrica, os visitantes teriam uma vista clara e mais do que agradável, do vizinho parque Golden Gate. E ainda tem mais. Os vidros escolhidos foram produzidos com menos ferro, tornando-os mais transparentes e com isso, deixando mais luz entrar no prédio. Foram instaladas ainda 60 mil células fotovoltaicas, capazes de gerar 15% da energia elétrica consumida no edifício, além de esquentar a água. Outro ponto importante do museu é o controle de temperatura. A água quente citada anteriormente é utilizada num sistema de aquecimento no piso do museu, onde tubos embutidos transportam essa água e diminuem em cerca de 10% o uso de energia elétrica de todo o prédio. E nada de espumas ou sistemas de fibras para fazer o revestimento das paredes e tetos. Piano, depois de fazer um pequeno estudo, optou por utilizar algo inovar como isolante: jeans. O algodão grosso feito de jeans reciclado retém mais calor e absorve o som melhor que a fibra de vidro. Além disso, também funciona como retardador de fogo e evita o mofo.  

Para ser considerado o prédio mais sustentável do mundo, ele possui a certificação LEED Platinum de sustentabilidade de “New Building” e "Existing Buildings: Operations & Maintenance.", além de ter tido as maiores notas do Conselho de Prédios Verdes dos Estados Unidos, sendo assim o primeiro museu no mundo com o prêmio Double Platinum. O projeto apoiou ainda outras iniciativas sustentáveis, dentro e fora do prédio. Piano implantou bicicletários e postos de reabastecimento para veículos elétricos no estacionamento do complexo e decidiu que o museu deveria ter exibições permanentes com o tema sustentabilidade. Aqui estão outros dados sustentáveis da construção do museu: 90% de todos os materiais de demolição foram reciclados; 50% do aço e do concreto utilizado são reciclados de outras construções; 50% da madeira vêm de reflorestamento e o consumo de energia é 30% menor do que o recomendado no código federal dos Estados Unidos.

O California Museum of Sciences possui, em uma única estrutura, um aquário, museu de história natural, uma área de floresta tropical (sim, dentro do museu) e um planetário. Se quiser saber mais informações do museu e suas exposições, basta acessar o site, que é todo em inglês, aqui.    

Guylherme Carvalho
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.