Água: como economizar?

Água: como economizar?

Publicado em:
19/1/2015
No items found.

também fosse sentida em outros estados. Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais já têm alguns pontos de deficiência no abastecimento do recurso.

A gente sabe que nosso país é um dos mais fartos do mundo em água doce e é um pouco revoltante que, mesmo assim, estejamos passando por crises hídricas tão sérias.
Mas você já parou para pensar que boa parte disso seja culpa dos nossos hábitos?

Exatamente pela abundância que o brasileiro sempre desfrutou, nunca se importou em como usar a água. Então, o que podemos fazer, individualmente, para ajudar a reverter essa situação?  Separamos algumas dicas fáceis para reduzir o consumo diário de água em menos da metade. Confira:


- O banho é o principal vilão no consumo de água. Evite banhos longos – no máximo 10 minutos – e feche o registro enquanto se ensaboar ou lavar o cabelo. Deixe para escovar os dentes na pia e não embaixo do chuveiro, já que este gasta muito mais! Por minuto de registro aberto consumimos impressionantes 10L de água num chuveiro elétrico e 16 (!) em duchas aquecidas a gás. Por isso, quanto menos tempo, melhor. Se seu chuveiro é do segundo tipo, aproveite também para deixar um balde dentro do box enquanto ele atinge uma temperatura agradável e use esta água para dar descarga, colocar roupa de molho etc. Os aquecedores a gás duram de 3 a 4 minutos para esquentar seu banho, o que representa até 64L indo ralo abaixo, literalmente.

Para a pia, a recomendação é a mesma:

e experimente usar o mesmo copo algumas vezes. Deixe a louça de molho na pia com água e detergente por uns minutos e ensaboe. Repita o processo e enxágue. Sem desperdício, é possível gastar apenas 20L em todo o processo. Se você tiver espaço, compre uma lava-louça: ela também gasta, em média, 20L de água por lavagem completa, ou seja, muito menos que lavar a louça por 15 minutos na pia.

Sobre o chão: use um balde com água, vassoura (ou rodo) envolta num pano. 


. Use o regador em vez da mangueira e experimente colocar água cedo pela manhã ou de noite, assim diminuímos a evaporação da água nos vasos, fazendo com que ela dure mais tempo.


. Isso já é maior que a quantidade diária indicada pela ONU de 110L por pessoa. Por isso, sempre use sua capacidade máxima! E, no tanque, você já sabe: registro fechado sempre!




Simples, né? De pouco em pouco, fazemos a diferença!

Fonte: Sabesp

Cléo Santiago
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.