A onda do 'no poo'

A onda do 'no poo'

Publicado em:
10/1/2020
No items found.

Depois do sem glúten e sem lactose, o "sem" do momento é o "no poo": sem shampoo. Ou, ao menos, low poo. Os adeptos da nova onda, lançada por Lorraine Massey, acreditam que é possível ter cabelos de cinema usando pouco ou nenhum shampoo.

Amplamente divulgada pelo best seller “Curly Girl”, a ideia da americana é que os sulfatos, - nocivos ao meio ambiente - retiram, além de sujeira, a proteção lipídica natural dos fios e do couro cabeludo, ressecando excessivamente o cabelo, prejudicando sua forma, principalmente nos cacheados.



Do shampoo o movimento passou para condicionadores e máscaras de tratamento. Quando corta-se totalmente o uso do sulfato, é essencial que se elimine também o uso de produtos insolúveis em água, como silicones, óleo mineral e parafina, que só podem ser retirados do fio através das substâncias detergentes pesadas. Assim, ao invés de shampoos sulfactantes, podemos utilizar receitas caseiras ou produtos com componentes mais leves. 

E existem muitas alternativas! Tem o mais fofo e badalado shampoo a seco: além de ser orgânico, economiza água. Outras marcas, como a Lush, lembraram ainda de não usar embalagem: o shampoo é feito em barra, orgânico, vendido a granel. Lindos e perfeitos para uma cabeça fresca.


Para fazer um detox total do couro cabeludo em qualquer uma das técnicas, recomenda-se uma esfoliação com açúcar mascavo e condicionador. Basta massagear bastante a mistura com a ponta dos dedos para uma limpeza profunda, hidratante e sulfact-free.




Misturar vinagre de maçã (ótimo, dá brilho e limpa) e bicarbonato de sódio é outra receitinha fácil. Mais uma dica: óleo de coco (é bom que tá na moda nas dietas, aproveita e usa no cabelo) e babosa: cabelos sedosos, brilhantes... E, por fim, mel. Sabia que deixa as madeixas hidratadas? A dica é pesquisar formas alternativas e suaves de lavar a cabeça. O uso de condicionadores permitidos misturados ao limão, por exemplo, é uma ótima maneira de eliminar resíduos do couro cabeludo. Mas não esqueça de retirar bem já que, aliada ao sol, a fruta pode causar queimaduras. E para a limpeza pesada do comprimento dos fios, aposte numa mistura de ½ xícara de bicarbonato de sódio com 1 xícara de água. O resultado é limpo, refrescante e natural.

A beleza e o planeta agradecem!

Cléo Santiago
Por:
topo
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.