A ilha autossustentável no Canadá e o que você pode fazer na sua casa

A ilha autossustentável no Canadá e o que você pode fazer na sua casa

Publicado em:
18/10/2015
No items found.

Fuçando o facebook dia desses, encontrei uma matéria daquelas que a gente tá acostumado a ver no Hypeness, mas dessa vez era Casa Vogue, e que fazem o maior sucesso pelas redes porque são incríveis demais até pra gente imaginar! Pois então, dito isso, imagine morar num oásis totalmente sustentável e autossuficiente? Onde a água da chuva é coletada para o consumo, placas de energia solar fornecem a energia necessária, os alimentos são cultivados no jardim e a poluição nem passa perto. Parece um sonho né? Mas é realidade. Construída por um casal canadense que queria ter mais contato com a natureza e se libertar da escravidão da cidade e dos modelos de consumo, a casa, que é na verdade uma estrutura flutuante composta por 12 plataformas, existe há 20 anos, e é chamada por eles de Freedom Cove, ou algo como Enseada da Liberdade.

É claro que a gente ama saber que existe um casal no mundo sendo a mudança, representando os ideais do que é uma vida realmente sustentável é inspirador, é lindo, é fantástico, e é muito bom saber que é possível e que eles existem! <3

Mas, muitas vezes, grandes feitos têm o efeito contrário em nós, podemos nos achar mortais demais para atos heróicos e grandiosos como esses, e, ao invés de fazer com que a gente busque alternativas, acabamos não fazendo nada porque tudo parece complicado, demanda muito tempo ou esforço...  Sabemos que largar a vida urbana e construir com as próprias mãos um oásis é para poucos. E vamos combinar, vivo no mesmo mundo que vocês, ok? "tamo" junto, sabemos que o que não falta é estímulo ao consumo e a estilos de vida que nos parecem ultra maravilhosos, e cada vez mais #tudoqueagentesemprequis  aliao alcance da mão, ou pelo menos a um clique!

Quem acompanha o Menos 1 Lixo sabe que a gente dá valor aos pequenos gestos, e de fato acreditamos que é a partir deles que a mágica acontece, e no caso, a mágica é pensar, se repensar e procurar saídas - formas mais sustentáveis de viver em sociedade. É por isso que a gente começa devagar, com aquela sacolinha que parece inofensiva de mercado, adota o copinho pra deixar de usar descartável, aí vai diminuindo a quantidade de tempo debaixo do chuveiro, e entre uma não descarga e outra, quando vê, tá repensando tudo! Aos poucos a gente começa a se esforçar e, aos pouquinhos vamos desconstruindo essa cultura do descarte em que sempre estivemos imersos, e nesse processo, mais e mais ideias surgem - até que tudo vire hábito! Já falamos aqui sobre várias atitudes do dia-a-dia que você pode tomar para trilhar esse caminho aos poucos, e claro, de forma simplesfácil e, por que não, prazerosa! <3  E já que não dá pra construir a ilha, que tal começar plantando um jardim lindo e de cultivo fácil, ou com um passo-a-passo para ter uma horta caseiracompostagem doméstica. A gente já deu dicas de como economizar bastante na água e na luz e até presentear conscientemente já foi pauta. Tem várias de décor sustentável com tudo lindo (a gente tem muito essa preocupação estética pois sabemos que a maioria das dicas que vemos por aí de sustentabilidade são, digamos, de gosto questionável, não é mesmo?) tá aqui esse tumblr maravilhoso que não nos deixa mentir. Eufemismo e modéstia à parte, a gente faz uma boa curadoria e a nossa meta é sempre trazer o cool, o fresh, o hype da sustentabilidade para o site. Agora, a última e pra mim a melhor de todas - um tutorial que ensina a ser deboas, a nova Bíblia nesses tempos de terror e pânico que estamos vivendo na internet e fora dela, e você chega à conclusão com a gente que ser deboas é ser mais sustentável, divino maravilhoso. Sim, só maravilhosidade! Ser green is the new black!

M1L
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.