1.618

Copos a menos pela fe em 2015

Hoje é o Dia Mundial da Terra

+Inspiração

22
abr
2015

Por Guylherme Carvalho

Você sabia que hoje é uma das datas mais importantes do planeta? Se você for na página principal do Google, vai ver que eles estão comemorando com uma imagem especial. Em 22 de abril é comemorado o Dia Mundial da Terra. Um senador americano de Wisconsin, nos Estados Unidos, chamado Gaylord Nelson, após presenciar um gigantesco derramamento de óleo nas águas de Santa Barbara, na Califórnia, percebeu que o governo americano precisava de uma data na agenda nacional para proteção ambiental. E assim, aproveitando a energia do grande movimento jovem contra a Guerra do Vietnã, Gaylord reuniu uma equipe de 85 pessoas, entre elas políticos importantes e ambientalistas, e anunciou para a mídia mundial a ideia que tinha em mente.

post 1 (4)

No dia 22 de Abril de 1970, 20 milhões de pessoas tomaram as ruas, parques e auditórios por todos os Estados Unidos. Universidades e grupos ambientais organizaram protestos contra a degradação e a poluição ambiental; os dois partidos americanos, o Democrata e o Republicano, que possuem e apoiam ideologias totalmente opostas, se uniram para apoiar a iniciativa de Gaylord e com isso criaram a Agência para a Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Dois anos depois, em 72, foi realizado o primeiro grande evento sobre meio ambiente, em Estocolmo, na Suécia. As discussões contaram com a presença de 113 países e mais de 400 instituições governamentais e não governamentais.

earth day

Em 1990, Denis Hayes, um fervoroso ativista ambiental que também fazia parte da equipe do idealizador do dia da Terra, decidiu que era a hora de realizar outra grande campanha, assim como aconteceu em 1970. Dessa vez o movimento foi global. Cerca de 200 milhões de pessoas em 141 países participaram de protestos e passeatas por todo o mundo. Essa mobilização toda foi um dos principais motivos para a realização da Eco Rio 92, que reuniu representantes de 108 países para decidir que medidas tomar a fim de diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações.

protesto abril 22 1970

Em 2000, tivemos um outro especial Dia Mundial da Terra, reunindo cerca de 5 mil grupos ambientais de 184 países. Mas o aniversário de 40 anos dessa data, em 2010, foi espetacular. Hayes foi um dos pioneiros na criação do Earth Day Network, uma rede gigantesca de empresas, políticos e grupos ambientais com o objetivo de mudar o mundo com pequenos ou grandes atos. O diretor de Hollywood James Cameron, por exemplo, realizou um grande evento cujo objetivo era plantar 1 milhão de árvores por todo o planeta. E a meta foi ultrapassada! De acordo com a organização, mais de 900 mil pessoas participaram e mais de 1 milhão e meio de árvores foram plantadas pelos 5 continentes. Nesse mesmo ano, foi criado o Um Bilhão de Atos Verdes, que incentiva as pessoas a tomarem iniciativas sustentáveis.

foto

 

Participar do Dia Mundial da Terra é bem simples. Lá no começo, em 1970, o Senador Gaylord disse que para participar da comemoração não era preciso fazer muito: incentivar os vizinhos a plantarem uma horta comunitária já valeria.  E a gente acrescenta, por exemplo, colocar painéis solares em casa, descartar menos 1 lixo e por aí vai. A NASA acabou de lançar a #NoPlaceLikeHome (não existe melhor lugar como o lar), em que basta você tirar uma foto do seu lugar favorito e postar nas redes sociais. Pode ser sua casa, um parque, o que for.  Basta tirar a foto, escrever #NoPlaceLikeHome e esperar o vídeo que eles vão fazer no final do dia com a montagem das melhores imagens. Fica ligado para saber se a sua foto apareceu no vídeo da NASA aqui.

 

 

ação 2015 da nasa

 

Mas o Dia Mundial da Terra é para ser comemorado todos os dias. O dia 22 de Abril é apenas um lembrete que a mudança depende dos nossos atos diários.

Comentários

Contato Menos 1 Lixo

Quer ser nosso parceiro?
contato@menos1lixo.com.br
AHAB - Desenvolvimento de Aplicativos e sites mobile em Belo Horizonte