1.618

Copos a menos pela fe em 2015

Eu testei I Pedindo água filtrada em restaurantes

Eu testei

31
maio
2015

Por Fe Cortez

Algumas pessoas não sabem, mas desde 1995 está em vigor no Estado do Rio de Janeiro a lei 2424/95 que obriga a todos os bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais similares, a servirem água potável (filtrada), não mineral a seus clientes, de graça.

Desde que eu comecei a andar com meu copinho em 2012, estudei muito sobre o impacto do lixo nas nossas vidas e por isso decidi não mais usar copos descartáveis de plástico na vida (claro que às vezes ainda preciso usar um ou outro, mas desde 01 de janeiro de 2015 já deixei de descartar 534 copos!).

Tá, já deixei de descartar copinhos, mas e toda vez que vou comer fora e consumo umas 2 a 3 garrafinhas de água? Isso também começou a me incomodar bastante, porque tudo bem, não é copo, mas é garrafa, e é PET, e vira lixo. Aí, pesquisando, descobri que no Rio já está rolando essa lei há quase 20 anos e quase ninguém sabe. Mas também, será que interessa falar sobre o assunto? A quem mesmo? Bom, a mim interessa, e muito!

Menos1lixo post água filtrada 3

E há uns 3 meses eu decidi: só iria pedir água filtrada em qualquer restaurante que eu fosse. E qual não foi minha surpresa que TODOS os garçons que me atenderam até agora foram super solícitos em servir a água filtrada. Nada de cara feia, nada de reclamação. E olha que fui a diversos lugares, que vão do Bar Lagoa, ao Togu, passando pelo Santa Satisfação, e até por um café super fofo no Casa Shopping que eu parei só pra tomar um café mesmo, e me serviram a água e ainda perguntaram se preferia gelada ou natural. De todos os lugares que visitei, só um me chamou atenção, de forma negativa, que pena, porque o garçom disse que a água filtrada nem os funcionários bebiam, e assim o dono do estabelecimento preferia servir a mineral mesmo para os clientes. Ainda argumentei que o motivo de eu pedir a água filtrada era porque não queria que a embalagem virasse lixo, e não houve conversa. O restaurante em questão é o Yumê, um japonês delicioso no Horto. Alô Yumê, compra um filtro melhor porque a água que chega até aí pode ser consumida sim!!

No Rio, tudo certo! Mas e São Paulo, cidade que visito com uma certa regularidade? Lá não tem essa lei, mas resolvi mesmo assim fazer uma experiência. Fui ao Spot, restaurante que ADORO, e a moça que me atendeu foi bacana, explicou que na cidade não havia essa lei, mas que me serviria água filtrada sim e que eu poderia pedir quantos copos quisesse :). Ponto pro Spot, e ponto pra São Paulo!

Então, para você que está lendo esse post, e ainda não entendeu o porque dessa atitude, vale dar uma olhada em dois videos do youtube que são bemmmmm esclarecedores: o primeiro fala sobre o marketing em torno da água filtrada, é de 2010 e já teve quase 4 milhões de views: The Story of Bottled Water.

O segundo é um doc lançado em 2009, o Tapped, e já nessa data foi feita uma pesquisa que os Estados Unidos consumiam 29 BILHÕES de garrafinhas de água por ano, e mesmo lá, só 20% eram de fato recicladas, ou seja, mais de 23 bilhões acabam em aterros sanitários, lixões ou simplesmente no mar. Mas tem uma frase no filme que pra mim é muito significativa: “No momento em que vivemos uma mudança climática, por que estamos transportando água pelo planeta?” e com isso poluindo ainda mais com as emissões de carbono? Pra pensar né… Inclusive, a gente já falou aqui, que a cidade de São Francisco proibiu este ano a venda de garrafas de água de menos de 600ml na cidade, justamente por entender que essas garrafinhas são tão nocivas que não faz sentido existir esse produto.

Só mais um dado para quem ainda acha que água engarrafada é melhor: muitas marcas mineralizam água, ou seja, a água que vem da bica, igualzinha a que temos em casa, ganha alguns minerais e voilá, você bebe achando que está ingerindo a pura água das montanhas. Mais uma super jogada de marketing do mercado. Triste né? Então vamos juntos mudar esse panorama e deixar de jogar nos mares bilhões de toneladas de plástico por ano!

Vem comigo e vamos juntos produzir Menos 1 Lixo!

Comentários

Contato Menos 1 Lixo

Quer ser nosso parceiro?
contato@menos1lixo.com.br
AHAB - Desenvolvimento de Aplicativos e sites mobile em Belo Horizonte