1.618

Copos a menos pela fe em 2015

Coca-Cola vai na contra-mão da sustentabilidade e aumenta a produção de garrafas plásticas em 1 bilhão, de acordo com o Greenpeace

Sem categoria

06
out
2017

Enquanto muitas indústrias grandes e pequenas tentam diminuir a quantidade de lixo adotando medidas conscientes e sustentáveis de consumo, a Coca-Cola, maior indústria de bebidas mundial, aumentou sua produção de garrafas plásticas descartáveis em mais de 1 bilhão no ano passado, de acordo com a ONG Greenpeace, em matéria veiculada esta semana pelo jornal inglês The Guardian. Esse aumento na produção  representa 110 bilhões de garrafas plásticas descartáveis por ano!!!

Segundo o relatório produzido pelo Greenpeace, a Coca-Cola teria confirmado que as garrafas pet descartáveis, representaram 59% da sua produção de embalagens em 2016. 1% a mais que no ano anterior.

Esta escala de produção pela gigante mundial de bebidas pode ter um efeito devastador no meio-ambiente, contribuindo para o aumento do lixo plástico que tem se acumulado na natureza e principalmente nos oceanos, como já mencionamos várias vezes aqui no M1L. Inclusive a Fe Cortez foi nomeada recentemente Defensora da ONU Meio Ambiente Brasil pelos Mares Limpos, numa campanha global lançada pela instituição para combater o lixo marinho.

Embora estas garrafas sejam recicláveis, apenas uma pequena porcentagem é de fato reciclada, fazendo com que a maioria vire lixo. Os números citados na matéria do The Guardian apontam que menos da metade das garrafas compradas em 2016 foram coletadas para reciclagem e apenas 7% destas se tornaram novas garrafas, sendo o restante despejado na natureza.

Nesse momento em que estamos discutindo alternativas para diminuir o impacto de resíduos plásticos no mundo, precisamos rever nossos hábitos de consumo, pois é desta forma que conseguiremos afetar empresas como esta. Existem alternativas mais sustentáveis para refrigerantes, como os orgânicos no mercado e também outras opções de embalagens, como as latas de alumínio. Hoje no Brasil, mais de 98% das latas de alumínio são recicladas e geram renda para muita gente. No mundo, este número chega a 75%.

Seja consciente, espalhe esta informação e vamos lutar juntos por um mundo com menos lixo!

*Foto: Will Rose/Will Rose / Greenpeace

Comentários

Contato Menos 1 Lixo

Quer ser nosso parceiro?
contato@menos1lixo.com.br
AHAB - Desenvolvimento de Aplicativos e sites mobile em Belo Horizonte