1.618

Copos a menos pela fe em 2015

10 Marcas de Moda Vegana

Isso é Útil

26
out
2017

O veganismo, apesar de ser um tema recorrente e muito popular, ainda gera muitas dúvidas e poucos conhecem de fato toda a sua filosofia e abrangência. Resumidamente, ser vegano é não consumir nada de origem animal, seja na alimentação, no vestuário ou em qualquer outra atividade que envolva sofrimento animal. O veganismo é uma postura política e tem impacto positivo no meio-ambiente não só por não explorar animais mas também por promover um consumo mais consciente e menos poluente.

Na quesito moda, as marcas veganas não usam materiais como lã, seda, couro, borracha, poliuretano, cola e outros materiais animais ou poluentes. De acordo com esta “moda ética”, as matérias-primas são cuidadosamente escolhidas, priorizando fibras naturais como o tecido de bambu e a mandioca para substituir o plástico.

Como a moda vegana não está em toda esquina, listamos 10 marcas bem bacanas pra você não ficar batendo cabeça por aí e fazer escolhas descoladas e conscientes! E se você tem dificuldade em começar o veganismo pela alimentação, que tal dar o primeiro passo desta forma?

1- Ahlma

Como o nome mesmo sugere, a Ahlma propõe uma experiência que vai muito além dos seus produtos. Seu diretor co-criativo André Carvalhal, ex- Farm e co-fundador do projeto MALHA (um espaço de coworking voltado para moda consciente), já escreveu dois livros que refletem esta nova proposta: “A Moda Imita a Vida” e “Moda com Propósito”. A marca vai além das peças criadas coletivamente com consciência ecológica e oferece, na loja física, no Rio de Janeiro, um ‘laboratório’ para pequenos consertos e customizações, além de uma mini lavanderia ecológica e o ‘Armário de Memórias’, uma arara de troca exclusiva para clientes. Como não amar?

 

2- Insecta Shoes

A marca de sapatos é apaixonante! Além de estampas coloridas e lindas, a Insecta transforma peças de roupas usadas e garrafas de plástico recicladas em sapatos. São tecidos variados e estampas daqueles modelitos abandonados que viram botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal. Veja a matéria que fizemos com as criadoras da Insecta aqui.

 

3- Svetlana

“Vegana de corpo e alma” como é definida no site, a Svetlana não utiliza couro, camurça, pele, seda, e nada testado em animais. Criada pela estilista, designer e “vegana de carteirinha” Mariana Iacia (que já trabalhou em gigantes como Alberta Ferretti, Moschino, Jean Paul Gaultier e Stella McCartney) a marca traz um ar de cinema B europeu, de artistas de rua e se propõe a criar roupas para pessoas do mundo.

 

4- Zerezes

A marca de óculos carioca utiliza materiais de baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial com a preocupação de durabilidade, conceito essencial no que diz respeito ao consumo consciente.  Os modelos são super estilosos e feitos com base no reaproveitamento de resíduos das madeiras, utilizando serragem e uma resina de base vegetal.

 

5- King 55

Idealizada pelo estilista Amauri Calimane, que também cria todas as peças e identidade visual, a marca paulista propõe um lifestyle focado na moda de rua, antenada com o que acontece nas mais importantes cidades do mundo. Já com 16 anos de estrada, a King 55 propõe uma moda criativa e jovem, com peças exclusivas e produzidas manualmente com matérias-primas sustentáveis e ecologicamente responsáveis.

 

 

6- Joya da Terra

O diferencial desta marca de sapatos está na palmilha de fibra de côco, que elimina a necessidade de usar produtos de preenchimento sintéticos como a borracha ou a espuma. O material natural oferece conforto, eficiência e é totalmente sustentável! Além disso, cada peça é única, 100% feita à mão e testada em laboratórios de padrão Europeu. A Joya da Terra ainda trabalha com o conceito de economia circular, focando em uma produção sem desperdícios, reduzindo a necessidade de consumo de petróleo e diminuindo as emissões de carbono.

 

7- Vegano Shoes

Apesar do nome, a Vegano Shoes não se limita a calçados e produz também camisetas, mochilas, cintos e outros acessórios, todos veganos. O carro-chefe são as botas e coturnos, super resistentes e confortáveis, atendendo a um público mais aventureiro mas sem perder o charme!

 

8- Fauna Veg Store

Com trabalho sustentável e autoral, a marca de vestuário vegano e slow fashion preza pela moda ética e pelo fair trade. Além de roupas, a Fauna Veg Stores também lançou um estúdio de tatuagens voltado para mulheres em Joinville, o Fauna Ink.

 

9- Renata Buzzo

Alôoooo noivas veganas!!!! Conheçam a estilista Renata Buzzo! Suas criações não utilizam seda, botões de ossos, chifres ou pérolas naturais e são 90% manuais. Em vez disso, ela usa tecidos como crepe e tule, além de variações de algodão e linho para elaborar vestidos de festas autênticos, elegantes e conscientes.

 

10- La Loba

Uma das pioneira na produção de bolsas veganas no Brasil, a marca da empresária Kaline Demarchi produz modelos exclusivos de bolsas sociais e casuais sem qualquer insumo animal. Além das bolsas produzidas artesanalmente e em poucas quantidades, as tags são feitas com papel semente, que podem ser picadas e plantadas para virarem lindas flores.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Contato Menos 1 Lixo

Quer ser nosso parceiro?
contato@menos1lixo.com.br
AHAB - Desenvolvimento de Aplicativos e sites mobile em Belo Horizonte