1.618

Copos a menos pela fe em 2015

10 Fatos Sobre a Relação Moda & Sustentabilidade

+Inspiração

21
jul
2017

Por Heliene Oliveira

O desafio #1lookporumasemana da Lilian Pacce foi oficialmente aceito pela Fe Cortez e + de 20 amigos, na quarta-feira passada. E, desde então, muita gente também topou encarar o desafio de usar um look por uma semana inteira.

O objetivo nunca foi, especificamente, o exercício de repetir a roupa; mas algo muito maior: o que este exercício geraria de reflexão e aprofundamento sobre um assunto que faz parte do dia-a-dia de todo mundo. Todo mundo tem que vestir roupa, todos os dias.

Ou seja, se na sua cidade é impossível repetir a roupa mais do que 2 dias, a gente te convida a estudar mais sobre o impacto da moda e do nosso comportamento de consumo na nossa pegada no planeta – junto com a gente.

E nessa caminhada, a gente também parou para ler mais sobre o que anda acontecendo na relação moda e sustentabilidade, e separamos 10 Fatos Sobre Moda & Sustentabilidade que você precisa saber:

  • O maior desafio da sustentabilidade dentro da moda tem a ver com o escopo muito amplo de áreas que ela toca: agricultura (algodão, linho, etc), pecuária (couro, pele, lã, cashmere), petróleo (polyester e outros sintéticos), floresta (viscose), mineração (metal e pedras), construção (lojas offline), logística de transporte e, ufa!, produção (salubridade e compensação salarial injusta). Já parou pra pensar nisso? Afeta tanto o planeta porque cada peça de precisa de recursos da natureza e recursos humanos – e exige muito dos dois.

  • O crescimento da indústria não foi proporcional ao desenvolvimento de práticas e cuidados com a sustentabilidade. Ok, todo mundo já sabe disso. No entanto, algumas marcas já começaram a se mexer. A C&A reconheceu os efeitos da cultura do algodão, e se comprometeu a comprar apenas algodão orgânico a partir de 2020. E a Patagonia, além de receber itens de roupas descartadas ainda fornece o serviço para aumentar a vida útil das suas peças nas lojas.
  • A indústria da moda é responsável por 3% de emissão de CO2 do mundo.
  • Uma calça jeans gasta em média 3480 litros de água para ser produzida. Isso equivale a 53 chuveiradas de 7 minutos! E aquela do brechó: zero!
  • A produção de algodão é responsável pelo emprego de 1/4 do uso de pesticidas do mundo! Prefira tecidos eco-friendly.
  • O desperdício na produção de roupas é de, aproximadamente, 15% do material. E ainda não é costume das marcas doar o que desperdiçam para reaproveitamento. Fique de olho naquelas que cuidam disso1

  • Se é anti, provavelmente, não é bom. Por exemplo: antibactérias, anti transpiração, antimicrobiano, anti-amasso, antimanchas. Se é anti-alguma-coisa, provavelmente, tem alguns químicos que também são anti-vida.
  • Sabe aquele cabide de plástico que vem com a sua roupa nova? Demora 40 gerações para decompor no lixão. Demora pra decompor, e ainda atrapalha a decomposição de outros materiais
  • Os americanos descartam, aproximadamente, 14 milhões de toneladas de roupas usadas por ano. Ou seja, 36kg por habitante.
  • De acordo com a agência de proteção ao meio ambiente norte-americana, em 2012, 84% das roupas descartadas não ganharam um novo lar – foram parar no lixão ou foram incineradas.

E agora que você já sabe de tudo isso, trazemos boas novas! Segundo o relatório The State of Fashion/2017 da McKinsey, 65% dos consumidores dos mercados emergentes consideram o respeito pela sustentabilidade um fator que compõem a decisão de compra.

E se você quer se juntar a nós no desafio #1lookporumasemana e refletir mais um pouco sobre o seu papel no meio disso tudo, escolhe um look e vem com a gente.

Comentários

Contato Menos 1 Lixo

Quer ser nosso parceiro?
contato@menos1lixo.com.br
AHAB - Desenvolvimento de Aplicativos e sites mobile em Belo Horizonte