Popstars do bem: uma lista de 10 artistas engajados com a preservação do planeta

Popstars do bem: uma lista de 10 artistas engajados com a preservação do planeta

Publicado em:
9/11/2015
No items found.

Semana passada o Menos 1 Lixo mostrou aqui uma lista de artistas do mais alto escalão e suas exigências completamente sem noção quando o assunto é preservação ambiental. De Madonna a Lady Gaga, passando por Beyoncé, a galera ainda tá meio desconectada quando o assunto é preservar nosso lindo planeta!

Isso mesmo, Riri, mas ainda tem salvação!

Hoje a gente traz uma lista de artistas da cena musical, nacional e internacional, que usa (muito bem!) a sua imagem e relevância pra falar sobre o que está acontecendo no mundo e chamar pra ação milhões de pessoas! Vamos aos nossos musos verdes popstars:    

COLDPLAY

Conhecido por seu envolvimento com a Make Traid Fair, organização que discute e mobiliza para resolução de problemas com países pobres, recentemente o grupo se tornou patrono da organização ClientEarth, que trabalha para proteger o meio ambiente através da advocacia, tentando garantir que as leis ambientais sejam cumpridas adequadamente. Além disso, quando os meninos do Coldplay vieram pro Brasil, o gato do Chris Martin entrou no bis do Rock In Rio com a camisa do Rio Eu amo Eu Cuido!

 Chris, o Rio, o Menos 1 Lixo e o planeta também amam você! <3

PAUL MCCARTNEY 

Sim, na dancinha da palminha com ele: Mr. Paul, que é quase o veterano da categoria muso consciente. De letras dos Beatles que já nos anos 60 pregavam a cultura de paz, até ações como o Monday’s Free, Mccartney merece medalha honorária da causa!

Vegetariano, o cantor britânico é um dos maiores divulgadores da campanha Segunda sem Carne, que tem como objetivo fazer com que as pessoas fiquem pelo menos um dia da semana sem comer carne, e que a gente já falou aqui. Só aquele lembrete, que a indústria da pecuária emite 51% dos gases de efeito estufa do planeta!! Vejam o Cowspiracy pra entender melhor. ;) Ahh, e não podíamos deixar de citar a Stella Mccartney, filha do eterno Beatle, que tem uma marca homônima que não usa couro animal em nada. E as peças são bapho!!   MILEY CYRUS A girl é uma novata se comparada ao restante da lista, mas nem por isso menos relevante. Miley é o ídolo teen de sua geração – seguida por milhões em suas redes, e polêmicas à parte, a cantora, inspirada por Al Gore, decidiu usar seu prestígio e alcance pra falar dos recursos finitos do planeta na letra de “1 Sun” que fala sobre o fato de termos só um sol, um planeta e uma vida. E chama a galera pro jogo, pra sair da mesmice e fazer alguma coisa enquanto é tempo. Pra quem quer saber mais, clica aqui!

 JACK JOHNSON 

 Que Jack Johnson é lindo, todo mundo sabe. Mas que ele ganhou o título de Embaixador da Boa Vontade para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é novidade pra muitos. O cantor, formado em matemática, já coloca há tempos mensagens de preservação ambiental em suas letras, inclusive criou uma série de músicas em que aborda o tema de forma mais direta voltada para o público infantil. 

 

Nesse ano, no dia mundial do clima, o cantor visitou as Bahamas à bordo do navio do projeto de pesquisa 5 Gyres Sea Change, com o objetivo de promover alternativas ao uso de plásticos descartáveis, e entender melhor que tipos de plásticos estão sendo descartados no mar, de onde vêm e como as correntes chegam nas praias. Mais Menos 1 Lixo impossível!   

GILBERTO GIL 

Nosso grande cantor e compositor é uma das personalidades do showbizz mais sensíveis às questões ambientais, sendo presença constante em importantes fóruns e encontros sobre o tema, aqui e lá fora. 

 

"transformai as velhas formas do viver..."

Em 1989, preocupado com a sujeira dos mares baianos na época em que era vereador da cidade de Salvador, Gil criou a Fundação OndAzul, através do Instituto Aqualung, com o objetivo de alertar sobre a necessidade da preservação das águas. De lá pra cá a entidade lançou diversas campanhas locais e nacionais. Além disso, há vários anos que o Expresso 2222, o camarote de Gil no carnaval da Bahia, assumiu práticas e soluções sustentáveis em sua produção: uso de material de demolição, reaproveitamento da água, separação de lixo reciclável, uso de mão de obra e fornecedores locais, materiais certificados e biodegradáveis, entre outras ações que vêm sendo implementadas a cada edição visando sempre reduzir ao máximo o impacto dos dias de folia no meio ambiente. Eu lembro de ter ido ao Expresso 2222 em 2009 e eles já usavam pratos e copos compostáveis, quando ninguém falava sobre isso. Muso, muso, muso!

TONI GARRIDO

O cantor e compositor, fundador da banda Cidade Negra, Toni Garrido, é um dos defensores e apoiadores de uma interessante campanha ONE LESS DEGREE, em prol da diminuição do aquecimento global: simplesmente pintar de branco os telhados da casas e edifícios, o que faria a temperatura local cair em 01 grau!

A eficácia da campanha do Green Building Council Brasil é sustentada por dados do Lawrence Berkeley National Laboratory, que apóia a ONG. Segundo os estudos, os telhados brancos podem diminuir os efeitos da incidência solar. “Estima-se que, para cada 100m2 de cobertura pintada com cor branca, são compensadas 10 toneladas de CO2 emitidas/ano”, explicaThassanee Wanick, fundadora e presidente da ONG. Ou seja, para cada 01m2 poderiam ser compensados os poluentes produzidos por um automóvel durante um ano inteiro!! Imagina isso em larga escala!

Eis alguns dos benefícios dos telhados brancos: diminuição das ilhas de calor de prédios e casas; diminuição da emissão de CO2; ajuda a refletir os raios solares de volta para o espaço; fácil aplicação e pouca manutenção; resultado imediato e alto impacto; reduz custos com ar condicionado e ventilador; e ação eficiente no combate ao aquecimento global. Porque se o sol brilhar por nós e criar uma estufa, aí sim, o que faremos, né, Toni?   

BONO VOX 

Bono dispensa apresentações. Ele apoia campanhas contra a intolerância religiosa, além de outras ações humanitárias, que de forma indireta se conectam com clima e meio ambiente.  Bono já foi indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz. #sóisso...

SHAKIRA

Shakira bota pra jogo todo seu rebolado quando o assunto é cidadania como um todo. Com sua Fundação Pés Descalços ela realiza uma série de ações na Colombia através do estímulo à educação: desde 2004 ela já inaugurou seis escolas públicas sustentadas pelo apoio privado em comunidades e periferias de cidades colombianas. Juntas elas beneficiam mais de 67 mil crianças e adultos.  Recentemente ela esteve na conferência dos Global Goals, em Nova York, e ao lado do Papa Francisco e Malala, entre outros, chamou atenção para os próximos objetivos do Milênio.

Linda, poderosa e musa WAKA WAKA* (obedeça-me, em dialeto fang)

É pra obedecer mesmo porque ela representa muito! ;)

LENINE

Lenine já está antenado com os desafios da humanidade faz tempo, e há anos colabora com grupos como o Witness (ao lado do músico e defensor dos direitos humanos Peter Gabriel), Rain Forest AllianceSOS Mata Atlântica, WWF (World Wide Fund for Nature), Projeto Albatroz Brasil, Orquestra Sinfônica Heliópolis, campanha Ser Diferente é Normal, do Instituto Metasocial, Projeto Tamar, entre outros. Ufa! A lista é grande mas ele não para por aí. No primeiro semestre deste ano, realizou a turnê Música e Sustentabilidade Numa Só Nota.  Com ela, o cantor pernambucano levou shows especiais para 12 importantes projetos socioambientais pelo Brasil, promovendo encontros com as comunidades, e os gestores desses projetos. Lenine acredita que sua música é além de entretenimento, educação. Nas palavras dele:  

 

Pra saber mais dos projetos que receberam a turnê, clique aqui Momento tiete: Lenine, sou muito sua fã!!! E quero te convidar pra ser embaixador do Menos 1 Lixo. Se alguém tiver o contato do empresário, envie pra gente!? Grata, a gerência!   

Michael Jackson 

E pra terminar em grande estilo, ninguém menos que o rei do pop, Michael Jackson, que em 1995 lançou sua “Earth Song” pra falar sobre a destruição do planeta. O clipe é impecável, e infelizmente 20 anos depois, ainda é super atual. Aperte o play e junte-se a nós nessa lista de gente do bem, começando pelos pequenos gestos, salvando o planeta 1 copinho por vez! Porque não tem que ser astro da música pop pra se engajar, não é mesmo?! 

 

E momento jabá: pra quem ainda não comprou o seu, o link do copinho tá aqui. É ele que ajuda a manter o movimento, #ficadica! ;)

M1L
Por:
Gostou do texto?
Compartilhe nas redes sociais esse conteúdo que você acabou de ler e ajude a espalhar a mensagem!
Sobre o movimento

Em 1º de Janeiro de 2015 nascia o Menos 1 Lixo, um desafio pessoal da Fe Cortez, de produzir menos lixo e provar que atitudes individuais somadas constroem um mundo mais sustentável.

Nossas redes
Editorias
Tags em destaque

Você também pode gostar:

Assine nossa Newsletter!

Receba conteúdos, notícias, promoções e novidades do Menos 1 Lixo direto na sua caixa de entrada!
Obrigado! Sua inscrição foi feita com sucesso!
Oops! Something went wrong while submitting the form.